Oktoberfest Blumenau: Maior festa alemã da América Latina chega a sua 33ª edição

A festividade acontece de 5 a 23 de outubro, na Vila Germânica, no Vale do Itajaí (SC)

Por: Vanessa Barboza, Revista Embarque - 7 de setembro de 2016

Fotos: Oktoberfest Blumenau/Divulgação

Cerveja, comida regional, trajes típicos, dança, arte e muita animação são alguns elementos que compõem o maior festival da cultura alemã da América Latina: a Oktoberfest Blumenau.

A festividade, que tem mais de 30 anos, se tornou uma das comemorações mais populares do Brasil e celebra os antepassados alemães que formaram colônias na região sul do País.

Este ano, a Oktoberfest Blumenau entra em sua 33ª  edição e durante 19 dias vai agitar o Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O evento ocorre de 5 a 23 de outubro, no Parque Vila Germânica.

oktoberf

Danças típicas alemãs fazem parte da festa

O local da festança é um complexo com 26 mil metros quadrados de área construída. Além dos pavilhões, existe um conjunto de lojas que, por suas características arquitetônicas, ficou conhecido como Vila Germânica. Nestas lojas os visitantes encontram todos os tipos de lembranças de Blumenau e também artigos da festa.

Novidades no cardápio

Uma novidade desta edição 2016 serão os alimentos sem glúten. Entre as opções está o escondidinho de linguiça Blumenau e aipim, escondidinho de abóbora com carne desfiada, escondidinho vegetariano, pudim de sagu e torta – todos livres de glúten.

Para os apreciadores de pratos salgados, haverá hambúrguer de carne bovina, choripan – que consiste no pão francês com linguiça defumada -, hambúrguer de bacon, além de spanserkelbraten (leitão assado) e schweinshaxe (carne suína assada).

Além disso, haverá pães de queijo recheados com linguiça Blumenau e kreuterkaese, ou com peperoni e queijo fundido de páprica, somente com requeijão e também com gorgonzola e bacon. E, claro, não vai faltar opções variadas de chopes.

comida

A tradicional gastronomia alemã em versão sem glútem

A versão alemã

Tudo começou em 12 de outubro de 1810, quando o Rei Luis I, mais tarde Rei da Baviera, casou-se com a Princesa Tereza da Saxônia e para festejar o enlace, organizou uma corrida de cavalos. O sucesso foi tanto, que a festa passou a ser realizada todos os anos com a participação do povo da região.

Passaram a ser montadas barracas e promovidas várias atrações. Neste local apareceram também os primeiros fotógrafos alemães, que ali encontraram um excelente ambiente para fazerem suas exposições. A cerveja, proibida desde os primeiros anos, só começaria a ser servida em 1918.

Logo depois, os caricaturistas já retratavam a luta pelos copos cheios de cerveja e pela primeira vez pode-se apreciar nas telas dos cinemas a festa das mil atrações.

Por consequência das guerras e pela epidemia de cólera, a Oktoberfest deixou de realizar-se 25 vezes. Mas de 1945 até hoje, aconteceu ininterruptamente.

Atualmente, a Oktoberfest de Munique recebe anualmente um público de quase 10 milhões de pessoas e o consumo de cerveja chega a sete milhões de litros.

Oktoberfest Blumenau

Data: De 5 a 23 de outubro de 2016

Local: Parque Vila Germânica R. Alberto Stein, 199, Bairro Velha, Blumenau/SC

Mais informações sobre ingressos e pacotes: www.oktoberfestblumenau.com.br

 

 

Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários