Aeroporto de Viracopos é o primeiro do Brasil a publicar o relatório próprio de Sustentabilidade

Documento detalha os tópicos Perfil Colaborativo, Governança Corporativa, Negócios, Gestão Ambiental e Gestão Social

Por: Redação Revista Embarque - 6 de julho de 2017

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo, é o primeiro terminal do Brasil a publicar o seu próprio Relatório de Sustentabilidade. O documento traz um amplo perfil econômico, social e ambiental do aeroporto com base no ano de 2016 e foi publicado nesta quinta-feira (6).

Segundo a concessionária que administra o aeroporto, no documento de 39 páginas, iniciado com uma Mensagem da Administração, Viracopos detalha os seguintes tópicos: Perfil Colaborativo, Governança Corporativa, Negócios, Gestão Ambiental e Gestão Social. O relatório adota metodologia internacional de publicação GRI (Global Report Initiative).

O tópico Mensagem da Administração é assinado pelo presidente do Conselho de Administração de Viracopos, Carlos Alberto Botarelli, e pelo Diretor-Presidente do aeroporto, Gustavo Müssnich. No texto, eles destacam os desafios enfrentados pelo aeroporto no ano passado em meio a um cenário econômico recessivo, que impactou diretamente o setor aéreo brasileiro, mas ressaltam que 2016 também marcou a transferência de todas as operações para o Novo Terminal de Passageiros (T1), além de outras diversas conquistas e melhorias no Terminal de Cargas.

Avanços 

Entre os destaques na área ambiental, em 2016, está a conclusão do sistema de esgotamento sanitário interligado à rede da Companhia de Saneamento de Campinas (Sanasa). Resultado de uma sólida parceria institucional, o projeto incluiu a construção de uma nova estação elevatória de esgoto no sítio aeroportuário, permitindo a desativação da Estação de Tratamento de Efluentes do Aeroporto. Com isso, 100% do efluente passou a ser destinado para tratamento.

Já na área social, cabe ressaltar os avanços em diálogo com os diferentes stakeholders do aeroporto: colaboradores, fornecedores, usuários, comunidades, órgãos públicos, empresas do setor e instituições financeiras, entre outros. Por meio dessa interação, que se dá a partir de diferentes canais de relacionamento, todos têm nos ajudado a identificar oportunidades de melhoria contínua, colaborando de forma decisiva com a evolução da companhia.

No âmbito comunitário, uma importante conquista de 2016 foi o início da operação do Centro de Tratamento de Queimaduras da Santa Casa de Misericórdia de Campinas. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos destinou R$ 600 mil à construção do Centro, uma obra importante para o tratamento de vítimas de queimaduras na região.

Nos aspectos econômicos, uma importante conquista foi o reconhecimento parcial por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) da necessidade de equilíbrio econômico do contrato de concessão. Essa revisão das condições de concessão impactam positivamente a performance econômico-financeira da companhia nos próximos anos.

 

 

Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários