Aeroportos criam salas sensoriais para passageiros com autismo

Locais calmos e interativos já estão disponíveis em diversos terminais pelo mundo

Por: Redação Revista Embarque - 29 de maio de 2017

Sala sensorial no Aeroporto de Shannon (Divulgação)

O aeroporto de Shannon, no interior da  Irlanda, inaugurou recentemente uma “sala sensorial” para crianças e adultos com autismo.

Próximo ao saguão de embarque, o espaço foi planejado para ser um lugar calmo, com parede ondulada e sistema de iluminação que muda de cor.

 

Sala no aeroporto de Shannon, na Irlanda

 

Esse conceito de sala já existe nos aeroportos de Myrtle Beach, Carolina do Sul, e em Atlanta, Geórgia. Já o aeroporto de Heathrow, em Londres,  abriu uma sala em 2013 no lounge para famílias do Terminal 3. Sem ser exclusivamente voltado para autistas, está aberto a qualquer família.

Outras ações

Alguns aeroportos e companhias aéreas oferecem aos viajantes autistas e com necessidades especiais a oportunidades para se familiarizarem com as experiências vividas nos aeroportos. O Aeroporto Internacional de Harrisburg, na Pensilvânia, por exemplo, oferece o programa “Asas para todos” (“Wings for All”), que permite às crianças com autismo simularem a experiência dos procedimentos de embarque para que saibam o que esperar quando fizerem uma viagem de verdade.

Já o aeroporto irlandês Shannon lançou no ano passado um programa voltado para os clientes que disponibiliza bonés e pulseiras para viajantes com autismo e outras necessidades especiais – para que as equipes de funcionários possam identificá-los mais facilmente e assim interagir adequadamente com estes passageiros.

A companhia aérea  Delta Airlines também aderiu ao conceito e abriu em 2016 uma sala multissensorial no Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, em Atlanta, nos EUA, em parceria com o grupo de defesa do autismo The Arc. O espaço conta com piscina de bolas coloridas, painel tátil para atividades, entre outros equipamentos.

Sala da companhia Delta, no Aeroporto de Atlanta

Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários