Crianças aprendem sobre segurança em aeroportos através de desenhos

10 de janeiro de 2014

A Administração de Segurança do Transporte dos EUA usa vídeos educativos para acalmar os pequenos viajantes. 

Pai, quando vamos subir no avião? Em aeroportos de todo o mundo, as crianças fazem essa pergunta de mil jeitos diferentes, em diversas línguas e com tons que vão desde o esperançoso até o bravo. Para ajudar aos estressados, cansados e confusos pais, a Administração de Segurança do Transporte (TSA) dos EUA criou desenhos animados que explicam as crianças o que acontece no aeroporto. (fotos: Divulgação)

A proposta lançada no final de 2013 pertence ao programa de segurança iPreCheck e ensina as crianças o que acontece em um posto de controle de segurança ou por que os agentes do aeroporto ficam tão sérios. Para isso, a TSA lançou um site na Internet com o nome TSA Kids (crianças) que mostra um vídeo protagonizado por uma família de cães que realizam os procedimentos obrigatórios antes de subir no avião.

Para que as crianças consigam entender a burocracia dos aeroportos, o vídeo repete o lema “Stop, screen, go” que no português significa “Pare, proteja-se, saia”. Essas três palavras indicam à criança que antes de chegar ao agente ele tem que parar, mostrar a documentação e, por último, sair. O mesmo acontece quando os meninos chegam ao ponto de controle: eles têm que parar, deixar seus pertences para passarem pelo raio-x e depois sair.

tsa kidsVideo educativo da TSA que reforça o lema “Pare, proteja-se, saia”

Além disso, a TSA Kids oferece páginas para colorir e uma explicação infantil sobre as funções dos agentes acompanhados de cães. O site também oferece uma aba para pais, “Parents Page”, que explica os requisitos de análise das crianças nos postos de segurança. Você sabia que os menores de 12 anos não tem que tirar os sapatos? Para famílias que viajam com bebê, também se explicam as normas para introduzir leite materno na bagagem de mão, por exemplo.

John Pistole, chefe da TSA, comentou a importância da iniciativa em um comunicado. “Este site não só irá manter informadas as crianças viajantes, mas também irá tornar a viagem mais agradável para toda a família”, disse Pistole.

Projeto de segurança

A tradução ao espanhol das normas de segurança das telas de 113 aeroportos estadunidenses e nove companhias aéreas é outra das iniciativas do projeto iPreCheck. Além disso, a TSA abriu 11 centros com a função de estudar os viajantes de baixo risco, o que permite a alguns passageiros a entrada rápida e segura nos EUA sem fazer fila ou ter que passar pela Polícia Federal. Esse programa, conhecido como PreCheck, é especialmente usado pelos militares dos EUA.

Ana Abril com informações do Los Angeles Times e do TSA 

Ana Abril (90 Postagens)

Estudante do último ano da dupla graduação em Jornalismo e Comunicação Audiovisual. Mora em Praga, na República Tcheca. Colunista da Revista Embarque.


Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários