Curitiba e Guarulhos lideram a preferência dos melhores aeroportos do Brasil

É o que revela pesquisa trimestral do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

Por: Revista Embarque - 31 de outubro de 2016

aero-guarulhos20140511_0003

Cerca de 89% dos passageiros classificam como “bom e muito bom” os serviços prestados em 15 aeroportos brasileiros. Os três melhores Aeroportos que se destacaram foram: Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR), manteve-se no posto de melhor terminal do País, com nota 4,68. O Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) ficou em segundo lugar, com 4,46; seguido por Recife (PE), com 4,43; Santos Dumont (4,40) e Viracopos/SP (4,39).

Os dados são da pesquisa trimestral realizada pela Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Ainda segundo o estudo, dos 15 aeroportos pesquisados, 14 melhoraram os resultados em comparação com o mesmo trimestre de 2015 e 13 obtiveram notas acima de 4. Cerca de 80% dos indicadores pesquisados conquistaram médias acima da meta 4, sendo que 63% registraram as melhores notas da série histórica.

O desempenho coloca o Brasil no patamar de satisfação conquistado por aeroportos asiáticos, considerados modelos mundiais pela ACI (Airports Council International): Changi, em Cingapura; Incheon, na Coreia do Sul; e Deng Xiaoping, na China.

Efeito Copa
A pesquisa trimestral repete o “efeito Copa” nos terminais: houve uma leve queda na avaliação imediatamente antes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, perto da entrega das obras, seguido da retomada da curva de ascensão.

Com as obras entregues, melhora a percepção dos passageiros. Foi o que aconteceu com os três principais aeroportos da Rio 2016: Galeão (RJ), com plena operação do novo píer; Santos Dumont (RJ), com início das operações do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e funcionamento de todos os atrativos do Bossa Nova Mall; e Guarulhos (SP), com a conclusão das obras do Terminal 3 e na renovação dos terminais 1 e 2. Em comparação com o trimestre da Copa (3º de 2014), a nota de Satisfação Geral é 13% melhor.

Segurança
Os passageiros gostaram dos novos procedimentos de inspeção de segurança implementados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a partir dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
O tempo de fila e a cordialidade na inspeção de segurança alcançaram as melhores notas relacionadas aos indicadores de infraestrutura aeroportuária: 4,48 e 4,46, respectivamente – junto com disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,47).

Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários