Maior avião do mundo aterrissa em solo brasileiro pela segunda vez

Antonov An-225 Mriya pousou em Viracopos e segue para Guarulhos para transportar gerador de 150 toneladas para o Chile

Por: Redação Revista Embarque - 14 de novembro de 2016

O maior avião do mundo, o Antonov An-225 Mriya, pousou na manhã desta segunda (14), no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), às 11h02. A aeronave veio de  Houston, nos Estados Unidos.

Esta é a segunda vez que  a aeronave aterrissa em solo brasileiro. Em 2010, o Antonov veio  trazer equipamentos para a Petrobras, no Aeroporto de Guarulhos.

Segundo informações do terminal de Viracopos, as operações durante a aterrissagem do gigante soviético foram suspensas para permitir que a aeronave ficasse sozinha na pista e foram usados balizadores para guiar o piloto no ângulo correto.

Ainda segundo o aeroporto, para estacionar o Antonov  no pátio foi necessário  reservar três posições de grandes cargueiros. Não houve nenhum incidente durante a aterrissagem.

Gigante

O Antonov An-225 Mriya mede 84 metros de comprimento, tem 88 metros de envergadura (distância entre a ponta das asas) e pesa 175 toneladas sem carga e combustível.

Com seis turbinas, a aeronave pode carregar até 250 toneladas no compartimento de cargas. Além disso, pode transportar itens na parte externa e superior da fuselagem. Ele é o único exemplar deste porte em atividade no mundo.

A aeronave produzida na União Soviética fez seu primeiro voo em 1988, mas os planos de construir outras unidades foram cancelados com o fim da URSS.

Guarulhos

Após Viracopos, a aeronave pousa no Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport)  para  transportar um gerador de 150 toneladas até Santiago, no Chile. Segundo a assessoria de imprensa do GRU Airport, essa é a segunda maior carga a ser transportada na história da aviação.

 

Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários