Novo canal televisivo para passageiros estreia na Índia

4 de maio de 2014

O Indira Gandhi International Airport quer transformar o aeroporto em “destino de lazer”

Todo mundo já assistiu televisão no aeroporto. Telas cheias de comerciais e informações sobre embarques são a única “programação” esperada neste tipo de televisões instaladas nas salas dos aeroportos. Porém, em maio desse ano será inaugurado o primeiro canal de televisão com programação exclusiva para passageiros do Terminal 3 do Indira Gandhi International Airport (IGIA), em Déli, na Índia. Após um mês de testes, espera-se que em junho o canal já esteja em pleno funcionamento. (fotos: IBECC / Phil O.)

O aeroporto indiano assinou uma parceria com a Networkplay, uma companhia de meios de comunicação digital, para criar o primeiro canal de televisão de aeroporto. Batizado como IGIA TV, o canal terá conteúdo em HD (High Definition) para entreter e informar aos passageiros que estejam nas salas de embarque, na retirada de bagagem e em outros lugares estratégicos do Terminal 3 (T3). No total, mais de 120 telas serão espalhadas pelas instalações aeroportuárias.

O novo canal também combinará conteúdo de curta e larga duração tendo em conta os hábitos de consumo dos passageiros que frequentam o aeroporto. Para isso, além de produzir conteúdo exclusivo, a Networkplay adquirirá programas de produtoras de televisão internacionais.

Essa nova modalidade de televisão investe na fórmula de comerciais e programação para um público específico. Com isso, a Networkplay pretende se beneficiar economicamente da verba obtida com os comerciais e proporcionar ao passageiro um serviço único durante o tempo de espera até o embarque, que é de 40 a 90 minutos, em média.

divulgacao

Um dos idealizadores e responsáveis pela parceria, Indana Prabhakara Rao, o diretor do Delhi International Airport Ltd. (DIAL), que gerencia o aeroporto de Déli, afirma que esta é “mais uma inovação para os aeroportos indianos”. Segundo ele, a iniciativa proporcionará mais satisfação para os frequentadores do aeroporto. “Acreditamos que isto aumentará significativamente a satisfação dos nossos passageiros porque oferecermos conteúdo exclusivo e interativo, enquanto eles estão no T3. Isso destaca ainda mais o nosso compromisso e a nossa intenção de satisfazer e exceder as expectativas dos passageiros”, diz.

Por outra parte, Ampreet Singh, diretor da Network, fez uma comparação com o Kuala Lumpur International Airport (KLIA), na Malásia, cuja pretensão é construir uma cidade independente e multifuncional em torno ao aeroporto para virar destino em si mesmo. Leia mais: Criação de cidade aeroportuária na Malásia é tema de conferência

Com TV IGIA, pretendemos preencher um espaço carente no que diz respeito a entretenimento e informação para o viajante no IGIA. Nos últimos tempos, os aeroportos têm evoluído de ser meros pontos de trânsito para viagens nacionais e internacionais até virarem destinos que proporcionam entretenimento completo e oportunidades de compras para os passageiros. Esses conceitos existem em todo o mundo, como em Kuala Lumpur (KLIA), e estamos entusiasmados com a parceria com o DIAL para trazer esta oportunidade na Índia,”, explicou Singh.

Atualmente, a Networkplay oferece a maior audiência de passageiros online para os anunciantes devido a suas associações com portais de viagens e companhias aéreas líderes na Índia. O novo projeto fará com que a empresa tenha uma exitosa incursão na plataforma televisiva oferecendo a seus anunciantes uma abordagem centrada no público-alvo. 

Ana Abril com informações da Indian Television, da Afaqs e do Travel Biz Monitor 

Ana Abril (90 Postagens)

Estudante do último ano da dupla graduação em Jornalismo e Comunicação Audiovisual. Mora em Praga, na República Tcheca. Colunista da Revista Embarque.


Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários