Perfil do Facebook permite embarque em aeroportos dos EUA

27 de dezembro de 2013

Conta na rede social já substitui o documento oficial de identidade. 

Quem chega ao aeroporto e descobre que esqueceu o passaporte ou o RG pode considerar a volta para casa e até a perda do voo como certa. Porém, se isso acontecer nos EUA, o passageiro pode, pelo celular, acessar seu perfil do Facebook e mostrá-lo a um funcionário do aeroporto para comprovar sua identidade. Isso porque, segundo a Administração de Segurança do Transporte (TSA) do país, os viajantes podem fazer uso de qualquer “banco de dados acessível ao público” para provar sua identidade. Por essa razão, sites de mídia social, como o Facebook, são aceitos pela política do órgão. (foto: Divulgação)

Mostrar o perfil do Facebook como medida de segurança deixou de parecer uma opção maluca, já que a própria rede social requer que os usuários utilizem suas identificações oficiais com foto para confirmar a identidade.

A comprovação da identidade do usuário é algo levado a sério pela rede social. Caso o acesso a sua conta tenha sido bloqueado, por exemplo, a administração do Facebook pede cópias da certidão de nascimento, carteira de motorista, passaporte, certidão de casamento ou cartão de segurança social para verificar a identidade do usuário.  O mesmo acontece com os usuários da rede de compartilhamento de fotos Instagram, que solicita o RG oficial com foto.

No domingo 22 de dezembro, Zach Klein, cofundador do Vimeo, um famoso site de compartilhamento de vídeo, twittou com surpresa o fato de ele ter embarcado usando apenas seu perfil do Facebook: “Chegamos ao aeroporto, percebi que eu deixei o meu RG em casa. A TSA me permitiu usar meu perfil no Facebook em seu lugar”.

twitter2

 

A TSA, por sua parte, não especifica o que considera válido na hora de passar pelo controle de segurança. O órgão conta que não existe uma lista fechada dos “bancos de dados acessíveis ao público” que podem substituir a identificação oficial emitida pelo governo. Ou seja, na dúvida, é melhor não esquecer os documentos oficias na hora do embarque.

Ana Abril com informações do TSA e do The Daily Traveler

Ana Abril (90 Postagens)

Estudante do último ano da dupla graduação em Jornalismo e Comunicação Audiovisual. Mora em Praga, na República Tcheca. Colunista da Revista Embarque.


Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários