Turismo internacional bate recorde em 2013 e continuará crescendo em 2014

22 de janeiro de 2014

Os dados são da Organização Mundial do Turismo .

Apesar dos desafios econômicos globais de 2013, o turismo internacional teve resultados acima das expectativas, com um adicional de 52 milhões de pessoas viajando pelo mundo. De acordo com o último Barômetro Mundial do Turismo, divulgado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), as chegadas internacionais de turistas cresceram em 5% em 2013, atingindo um número recorde de chegadas de pouco mais de 1 bilhão. (Foto: OMT)

Segundo o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, 2013 foi um ano excelente para o turismo internacional. “O setor do turismo tem mostrado uma capacidade impressionante de se adaptar às novas condições de mercado, alimentando o crescimento e a criação de empregos em todo o mundo. O turismo tem sido um dos poucos setores que geram notícias positivas para muitas economias”, disse.

Principais regiões
A OMT observou que a demanda pelo turismo internacional foi mais forte para destinos na Ásia e no Pacífico (até 6%), na África (até 6%) e na Europa (até 5%). As principais sub-regiões foram o Sudeste Asiático (até 10%), Europa Central e Oriental (até 7%), o Sul e a Europa Mediterrânea (até 6%) e o Norte da África (até 6%).

A organicação prevê que as chegadas internacionais aumentem de 4 a 4,5% em 2014 — estimativas acima de sua previsão em longo prazo de 3,8% de crescimento ao ano entre 2010 e 2020. “Por isso, a agência pede aos governos nacionais para definirem cada vez mais estratégias nacionais que apoiem o setor e cumpram suas promessas para um crescimento justo e sustentável”, disse Rifai.

As perspectivas regionais para este ano são mais fortes para a Ásia e o Pacífico (de 5 a 6%) e África (de 4 a 6%), seguidas pela Europa e Américas (ambas de 3 a 4%). Segundo a agência, as perspectivas para o Oriente Médio são “positivas, mas voláteis” (de 0 a 5%).

Redação com Organização das Nações Unidas

Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários