Na linguagem do futebol: “Copa Gringos” promove a união entre imigrantes

14 de abril de 2014

Os times são compostos por estrangeiros que vivem em São Paulo; a ideia da competição é integrar diferentes culturas e valores

No futebol, o mundo se reconhece e se encontra. Começou no domingo, 13 de abril, em São Paulo, a primeira edição da “Copa Gringos”, que vai até 8 de junho, numa quadra de society, no bairro da Pompéia. (Foto: Caio Palazzo)

Idealizado pelo jornalista e produtor francês Stéphane Darmani, o torneio surgiu por conta de seu amor incondicional ao futebol e, também, pela vontade de reunir os estrangeiros das mais de 70 nacionalidades que vivem na capital paulista. “São Paulo é uma cidade cosmopolita que abriga gente de tudo quanto é lugar. Tem chineses, japoneses, congoleses, nigerianos, franceses, espanhóis, bolivianos, mas raramente essas pessoas se cruzam por aí. Os imigrantes vivem sempre em suas comunidades, limitados a uma região da cidade, principalmente pela discriminação e pelas condições que sobrevivem” contou.

Competição

 O torneio conta com 24 times representados pelos seguintes países: Equador, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos, Chile, Itália, Canadá, México, Bélgica, Portugal, China e Nigéria, Congo, Camarões, Peru, Alemanha, França, Japão, Argentina e Colômbia.

Dois times reúnem jogadores de diversos países, o “Alpino” (combinado de Áustria e Suíça) e o “Esperanto” que conta com egípcios, turcos, tchecos, e croatas. “A proposta desse campeonato vai muito além do futebol. A ideia é integrar as diferentes culturas, valores e reunir o imigrante que muitas vezes se sente sozinho em meio a tudo isso aqui. Ainda que o futebol não seja dos melhores, o mais importante serão os momentos de confraternização”, finaliza.

Assista ao vídeo do torneio:

*Com informações do Catraca Livre

 

Vanessa Barboza Vanessa Barboza (100 Postagens)

Jornalista, redatora, adora cinema, arte, literatura e moda. É colunista da Revista Embarque.


Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários