Começam os preparativos para 53ª Festa da Uva de Vinhedo

24 de outubro de 2013

É o maior evento turístico e cultural da cidade e do Estado.

Os apaixonadas por frutas, ou melhor, por uva e vinho, podem se preparar para a 53ª Festa da Uva e 5ª Festa do Vinho da cidade de Vinhedo , no interior de São Paulo, que em 2014 começa dia 8 de fevereiro no Parque Municipal Jayme Ferragut.
Segundo o site da Prefeitura, estarão abertas na próxima segunda-feira (28), as inscrições para bandas, grupos, trios, duplas e artistas dos mais variados estilos musicais interessados em se apresentar durante a realização da Festa . O prazo de inscrição termina dia 6 de dezembro. (foto: 52º Festa da Uva 2013- divulgação)
Os grupos interessados em participar da seleção devem fazer o cadastro na Secretaria de Cultura e Turismo de Vinhedo, na Rua Monteiro de Barros, 101, Centro, de segunda à sexta-feira, das 9h00 às 17h00.
A documentação deve conter a qualificação específica e técnica do artista, dupla, trio, grupo banda ou outros, com breve release anexando comprovantes de atuação (recortes de jornais, folders, flyers, fotos, cartazes, declarações, CD, DVD, vídeos, links etc…), sinopse do espetáculo e ficha técnica.
Anexar também documento com foto (RG ou CNH) e comprovante de residência do artista e demais componentes do grupo.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3826-4636 ou pelo e-mail cultura@vinhedo.sp.gov.br . Não serão aceitas inscrições feitas por e-mail.

Sobre a festa
A Festa da Uva começou antes mesmo da emancipação do município de Vinhedo, quando os agricultores se reuniam para celebrar a colheita ao som de música e alegria. Era um momento mágico, em que os produtores comemoravam com a comunidade o fruto de seu trabalho.
Hoje, a Festa da Uva é o maior evento turístico – cultural da cidade. Ela é realizada no Parque Municipal Jayme Ferragut e abriga milhares de pessoas que a prestigiam.
A 52ª Festa da Uva reuniu  inúmeras atrações como exposição e venda de frutas, leilão de frutas premiadas, artesanatos diversos, parque de diversões, grandes shows com artistas de renome nacional, apresentações de dança, bandas regionais com diversos estilos musicais, performances variadas, praça de alimentação, Desfile de Cavaleiros e Passeio de Motos.
Todas essas atrações foram exibidas em um espaço de 92 mil m², com ampla área de circulação coberta e muita beleza natural.

 

30ª Festa Nacional da Uva e 24ª Feira Agroindustrial de Caxias do Sul
A Festa Nacional da Uva 2012 retratou um momento histórico na cidade e no país: os 40 anos da primeira transmissão a cores da TV no Brasil, em 19 de fevereiro de 1972.
No cartaz, 2 monitores de TV mostram a primeira rainha e o primeiro desfile da Festa da Uva, ainda em preto e branco. O cacho de uva é o marco de um novo tempo, a primeira cor que o Brasil viu na TV. À sua direita, 8 monitores coloridos apresentam quadros da Festa evidenciando momentos históricos, como o desfile de 1972, o parque da Festa, a Réplica, os desfiles de rua, as pessoas, sua alegria e a gastronomia.  A Festa Nacional da Uva 2014  acontecerá em 20 de fevereiro de 2014.

As cidades conhecidas por suas produções de frutas

Atibaia-SP
Fica a 70 km da capital paulista é conhecida como a cidade dos morangos. Atibaia é a maior produtora da fruta no país e atrai turistas devido à qualidade do seu fruto. Em setembro, o município realiza A Festa das Flores e Morangos, onde os visitantes podem conhecer mais sobre a fruta, saborear os maiores e melhores morangos da cidade e também os diversos pratos derivados desta delícia.

São Vicente Ferrer (PE)
Conhecida devido às bananas, a cidade do norte de Pernambuco festeja a colheita da fruta todo ano no mês de setembro com várias atrações, como a inusitada competição que elege o maior comedor de bananas da região.

Porto Amazonas (PR)
A cidade paranaense é responsável por metade de toda a produção de maçãs do estado do Paraná. Anualmente, a fruta é motivo de festa entre os seus habitantes. Realizado no mês de março, o evento atrai diversos visitantes que podem provar, além das maçãs, diversos de pratos derivados deste produto. Ao todo, são mais de vinte iguarias.

Itaobim (MG)
A cidade mineira não tem só pães queijo, mas também mangas e fica no norte de Minas, é especializada em mangas do tipo espada e mangas rosa. A Festa da Manga do município já está indo para sua 11ª edição.

Viviane Barbosa, com informações da Prefeitura de Vinhedo e Mundo das Tribos

Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários