Conheça quatro destinos brasileiros para fugir do calorão do verão

Desfrute de temperaturas baixas típicas das regiões montanhosas

18 de janeiro de 2016

Para aqueles que não são amantes do calorão e desejam fugir das altas temperaturas que, em alguns dias, pode passar dos 40°C, o Brasil também tem destinos com clima ameno mesmo durante a estação mais quente do ano.

Além do clima aconchegante, esses destinos oferecem aos turistas muitas opções de passeio na natureza e de atividades como caminhadas, passeios de bicicleta e a cavalo, além de roteiros gastronômicos e culturais.

Confira a seguir algumas cidades onde é possível encontrar sossego e clima agradável no verão.

1. Petrópolis – Rio de Janeiro (RJ)

Museu imperial é uma das principais atrações de Petrópolis. Crédito: Embratur

Museu imperial é uma das principais atrações de Petrópolis. Crédito: Embratur

Petrópolis é a cidade turística serrana mais próxima do Rio, localizada a uma hora de carro da capital fluminense. Seu clima ameno atrai os visitantes durante o verão. Entre as principais atrações da cidade estão o Museu Imperial e a casa de Santos Dumont. Na catedral São Pedro de Alcântara estão os restos mortais de D. Pedro II, da Imperatriz Tereza Cristina, da Princesa Isabel e de seu marido, o Conde D`Eu. A cidade oferece ainda a arquitetura preservada e opções de turismo de natureza e restaurantes com gastronomia sofisticada.

 

2. Canela – Rio Grande do Sul (RS)

Cachoeira do Caracol, em Canela. Crédito: Ricardo Varela/Prefeitura de Canela

Cachoeira do Caracol, em Canela. Crédito: Ricardo Varela/Prefeitura de Canela

Como pouco mais de 39 mil moradores, o pequeno município de Canela, na Serra Gaúcha, é repleto de belezas naturais como cascatas, rios, cânions e montanhas. Um dos pontos mais visitados é a Cascata do Caracol, com uma queda de 131 metros de altura. A cachoeira fica em um parque que leva o mesmo nome e conta com mirante, elevador panorâmico, restaurantes, lojas e trilhas ecológicas. No centro da cidade, um dos cartões postais é a Igreja da Matriz, em estilo gótico, conhecida como catedral de pedra de Canela. A cidade conta ainda com boas opções de hotéis e restaurantes.

 

3. Campos do Jordão – São Paulo (SP)

Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil. Crédito: Juliana Cintra

Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil. Crédito: Juliana Cintra

Localizada entre São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a cidade de Campos do Jordão está 1,7 mil metros acima do nível do mar, sendo a mais alta cidade do Brasil. Conhecida como “Suíça Brasileira”, o visitante pode contemplar obras de escultores e pintores espalhados pela cidade em museus ou mesmo ao ar livre. O teleférico da cidade leva o turista da Vila Capivari ao Morro do Elefante. De onde se tem a vista de todo o centro da cidade. O Palácio da Boa Vista, antiga residência do governador, reúne obras de artistas como Tarsila de Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti. A beleza natural da cidade também é um convite às caminhadas e passeios de bicicleta.

 

4. Monte Verde – Minas Gerais (MG)

Na Serra da Mantiqueira, Monte Verde é procurada pelo clima ameno. Crédito: Prefeitura Municipal de Camanducaia

Na Serra da Mantiqueira, Monte Verde é procurada pelo clima ameno. Crédito: Prefeitura Municipal de Camanducaia

Situada no sul de Minas Gerais, mais precisamente no alto da Serra da Mantiqueira, Monte Verde atrai visitantes com suas baixas temperaturas e clima romântico. Com uma temperatura que no verão chega a 26º durante o dia e 14º à noite, a cidade é uma alternativa para quem procura o clima frio das montanhas e a paz do convívio íntimo com a natureza. Entre os passeios que podem ser feitos para aproveitar a cidade está o mirante, localizado próximo ao aeroporto, de onde é possível ter uma vista panorâmica de toda a cidade.

 

Redação Embarque com Ministério do Turismo 

Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários