Copa do Mundo: Confira quais são os comportamentos que devem ser evitados na Rússia

Os russos têm muitas superstições. Saiba o que não fazer na terra da vodca

Por: Redação Revista Embarque - 15 de junho de 2018

Divulgação

Além da sua diversidade arquitetônica e cultural, a  Rússia é um país cheio de costumes e superstições, sendo que algumas são até parecidas com as do Brasil.

E se você está indo curtir a Copa do Mundo no país sede, confira a seguir dicas sobre o que não se fazer na terra da vodca.

1 – Não cumprimente alguém no batente da porta

Russos são muitos supersticiosos e acreditam que o gesto pode atrair má sorte. Se alguém abrir a porta, entre primeiro, para depois cumprimentar.

2 – Não visite alguém sem levar alguma coisa

Os russos são hospitaleiros, mas aparecer de mãos abanando é mal visto. Se você for convidado, compre algum doce ou flores ao dono da casa.

3- Não dê flores em número par

Flores é um presente muito comum no país, mas prefira um número impar de flores. Já que flores em número par são associada a funerais.

4- Cuidado ao assobiar

Seja na casa de alguém ou no supermercado, evite assobiar em locais fechados. Segundo a supertição, isso leva a ruína financeira.

5 – Não lamba a faca

Esse não é um costume muito bem visto no Brasil, mas também não é na Rússia. Quem faz isso é visto como rude, até mesmo selvagem.

6- Não recuse um brinde

Se alguém levar um copo e fizer um brinde, acompanhe. E nada de manda um “Nazdaróvie” que é usado na Polônia e não na Rússia.

7- Não deixe garrafas vazias na mesa

Termuinou de servir a bebida e a garrafa ficou vazia? Tire da mesa. Segundo o costume, não tirar a garrafa da mesa afasta o dinheiro e a bebida. Melhor deixar no chão.

8 – Não de parabéns antes da hora

Isso é comum aqui no Brasil, mas os russos levam isso muito a sério. Dar os parabéns antes da data é desejar muito azar ao aniversariante.  Então segure a emoção!

9 – Não mostre as solas do sapato

Deixa a sola dos sapatos expostas quando cruza as pernas é algo muito mal visto na Rússia. Para eles, é uma parte muito suja do corpo e isso pode render olhares de reprovação.

10 – Cuidado com o casual

Roupas casuais mesmo para ocasiões mais simples não são muito comuns no país. Mesmo se for a um jantar informal, capriche no visual.

Fonte G1 

Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários