Shangri-La Hotels and Resorts inova com mordomos-robôs em Singapura

Jeno e Jena são as novas atrações da rede

Por: Redação Revista Embarque - 29 de abril de 2018

Jena - room service (Divulgação)

Fãs do desenho animado “Os Jetsons” vão adorar saber que no hotel Jen, em Singapura – uma das marcas da rede asiática Shangri-La Hotels and Resorts – simpáticos robôs com uniformes de mordomos – Jeno, de azul turquesa, e Jena, de cor-de-rosa – fazem as vezes da simpática Rosie, (a Rosinha) ao serem acionados pelo room service do hotel para entrega de águas, toalhas, entre outras solicitações de rotina.

Equipados com sensores que evitam obstáculos e os permitem fazer entregas com eficiência, podem subir elevadores e fazer chamadas telefônicas para os quartos no momento da chegada. Os dois têm um metro de altura e se movimentam sem vigilância ao redor do hotel a uma velocidade de 2,5km/ hora, ou seja, metade da caminhada humana. Integrados a um software que rastreia a lista de tarefas, tanto Jeno quanto Jena  – que vivem no lobby do hotel – podem aguardar que um dos dois entregue os itens em 15 minutos desde a solicitação. Ambos resolvem magistralmente aquela fome intrusa no meio da noite com um menu de iguarias e delícias locais, e funcionam perfeitamente entre meia-noite e 6 da manhã. Entregam toalhas extras, água, e outras comodidades.

 

A mecânica é simples: os hóspedes podem solicitar os serviços telefonando para a recepção do hotel. Ao receber o pedido, a comodidade, comida ou bebida solicitada é preparada e colocada no compartimento do robô. Um funcionário do hotel desbloqueia o compartimento interno do robô com uma senha, coloca os itens dentro e digita o número do quarto para entrega.

O robô então se dirige ao elevador, até chegar ao andar e ao quarto correto. Assim que o hóspede abre a porta do quarto, a tampa do compartimento do robô abre automaticamente, disponibilizando o item pedido. Uma vez que a entrega foi concluída, o hóspede pressiona “All Set” e pode avaliar a experiência de estadia em um ranking de uma a cinco estrelas. Se o convidado selecionar cinco estrelas, o robô exibirá “Yay!” e dançará de felicidade, retornando para a recepção do hotel.  Esse é o momento clímax em que hóspedes – não importa a idade – batem palmas de entusiasmo e satisfação. Afinal, não é todo dia que temos os amigos de “Rosie” batendo em nossa porta.

Na Shangri-La Hotels and Resorts o serviço com robôs autônomos só está disponível por enquanto em Singapura, nos hotéis Jen Orchardgateway e Jen Tanglin Singapore.

 

Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários