Floripa Airport aposta em avançado sistema de gerenciamento de aeroportos

Nova tecnologia dará acesso a dados, em tempo real, para antecipar, planejar e controlar operações no terminal

Por: Redação Revista Embarque - 6 de abril de 2018

Foto: divulgação/Floripa Airport

O Aeroporto de Florianópolis, Floripa Airport, administrado pela concessionária suíça Flughafen Zürich AG, está apostando em alta tecnologia para o gerenciamento do terminal. Para esse processo, o terminal conta com os serviços da  SITA, empresa especializada em tecnologia para aeroportos, que vai fornecer sua solução avançada de gerenciamento de aeroportos, o Airport Management.

Segundo a empresa, o mecanismo dá acesso a dados, em tempo real, para antecipar, planejar e controlar operações, dando mais eficiência a bens e recursos. A solução integrada incluirá a AirportCentral, uma única fonte de informações operacionais, e o AirportResource Manager, para gerenciamento, em tempo real, de equipamentos e funcionários.

Os passageiros também aproveitarão os benefícios do AirportVision®, um sistema de exibição de informações de voo dinâmico. “A combinação dessas tecnologias de ponta assegurará que o Aeroporto de Florianópolis atinja padrões globais para operações eficientes e excelentes serviços de passageiros”, destaca Elbson Quadros, vice-presidente de SITA, na América Latina.

O CEO do aeroporto Tobias Markert reforçou que o objetivo é tornar o terminal padrão internacional. “A SITA está nos permitindo tornar todo o aeroporto mais eficiente ao automatizar funções importantes, o que, por sua vez, nos permitirá agilizar nossa tomada de decisão e destinação de recursos. O resultado será um melhor serviço para as companhias aéreas, incluindo agilidade para aeronaves e, o mais importante, uma melhor experiência em geral para o passageiro”, finaliza.

Sobre a concessionária

A Flughafen Zürich AG (Aeroporto de Zurique) venceu o leilão de concessão do aeroporto de Florianópolis em março de 2017 e assumiu as operações em 3 de janeiro de 2018. O Grupo está investindo mais de 500 milhões de reais  na construção do novo terminal, quatro vezes maior que o atual, e que deverá ser aberto em outubro de 2019. Com esse investimento, a capacidade do FLN dobrará para oito milhões de passageiros por ano, e novas rotas internacionais serão adicionadas à rede existente. A Floripa Airport vai operar o aeroporto pelos próximos 30 anos.

 

Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários