Sistema de reconhecimento facial entra em vigor no Brasil

Inicialmente, está funcionando no Aeroporto Internacional de Brasília

4 de agosto de 2016

NEC-NeoFace-Watch-Brasil

divulgação

Os passageiros que desembarcarem  no Aeroporto Internacional de Brasília  agora vão passar por um sistema de reconhecimento facial para voos internacionais.

A novidade, que operava em fase de testes está em vigor desde o dia 31 de julho, e passa a ser empregada em todos os voos vindos de outros países.

O reconhecimento facial será feito no momento em que o passageiro chega ao aeroporto, logo após o desembarque. As câmeras foram instaladas em frente ao guichê da Receita Federal, por onde passam todos os turistas que dizem não ter “nada a declarar” – compras acima do limite ou bagagens com restrição, por exemplo.

A câmera capta o rosto do passageiro e faz a correspondência com um banco de dados, composto por informações de possíveis criminosos ou pessoas monitoradas pela polícia, no Brasil ou no exterior. Se o sistema não achar nenhuma identificação, o turista segue caminho normalmente, sem qualquer procedimento adicional.

Caso o sistema acuse movimentação suspeita, o viajante é chamado a passar por uma inspeção. Isso não significa que a pessoa será detida ou acusada de algum crime. Viagens frequentes, com grande número de malas ou em rotas normalmente usadas pelo crime organizado podem levantar suspeita, mesmo que o turista esteja em dia com a lei.

Além de Brasília, os equipamentos devem ser instalados Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), Afonso Pena, em Curitiba (PR), Guarulhos, em São Paulo (SP), Viracopos, em Campinas (SP), em Florianópolis (SC), no Rio de Janeiro (RJ), em Manaus (AM), em Fortaleza (CE), em Belo Horizonte (MG), São Gonçalo do Amarante (RN), Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (PE), Salvador (BA) e Foz do Iguaçu/Cataratas (PR).  No entanto, não há prazo para que o sistema seja adotado nos demais aeroportos.

 

 

Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários