Casa Rui Barbosa mostra 128 anos do Carnaval no Brasil

8 de fevereiro de 2015

Os interessados podem conferi-la até o dia 29 de março, no Rio de Janeiro

Fantasia escrito com “ph”, carta manuscrita do século 19, reportagens da época, convites, fotos antigas e croquis de carros alegóricos e de fantasias. Estas são algumas das 26 peças expostas na mostra “É carnaval na Casa Rui”, em cartaz na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), no Rio de Janeiro (RJ), até 29 de março.

Os documentos são do acervo da FCRB e datam de 1887, caso da carta manuscrita, a 1999, ano em que a Escola de Samba São Clemente homenageou Rui Barbosa. Dos arquivos, foram selecionados documentos que retratam o carnaval antigo e contemporâneo.

Entre as peças, estão dois exemplares da revista “O Malho”, datada de 1935, com reportagens sobre o carnaval da época.

“A exposição se insere numa proposta de divulgar o acervo que temos e de aproximar o cidadão dos arquivos. O que se pode encontrar nos arquivos é sempre uma incógnita, mas é neles que você encontra sua memória e história”, afirma Lucia Maria Velloso, chefe do Arquivo Histórico Institucional da Fundação Casa de Rui Barbosa .

“Sistematicamente temos feito exposições ligadas ao acervo e agendas externas. Essa exposição se insere também no contexto de aniversário do Rio de Janeiro, o carnaval é grande festa aqui e no Brasil. Na mostra, o público navega em mais de 100 anos de carnaval”, conta. ”

É carnaval na Casa Rui

A mostra pode ser vista de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. O ingresso custa R$ 2,00. Menores de 10 anos e maiores de 65 anos não pagam. A entrada é franca aos domingos.

Fonte: Ministério da Cultura

Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários