Ursos camaradas tomam sol na orla de Copacabana

8 de junho de 2014

Exposição “United Buddy Bears” apresenta 145 esculturas criativas que representam a tolerância e o respeito entre as nações 

Como parte da temporada “Alemanha no Brasil”, quem passar pelo calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro, até dia 20 de junho, poderá conferir a exposição inusitada e colorida: United Buddy Bears (Ursos Camaradas Unidos, em tradução livre). A mostra criada em Berlim já esteve em mais de 30 países. (Fotos: divulgação) 

ursos

Visitantes se encantam com os simpáticos ursinhos

Promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a exposição conta com 145 esculturas de ursos. Os “camaradas unidos” foram colocados lado a lado, formando um círculo, para representar a tolerância e o respeito entre as nações. Cada peça representa um país e é pintada por artistas locais. O “Tô Beleza” é urso camarada brasileiro, criado pela artista plástica Sônia Corrêa. A obra simboliza toda a vitalidade, criatividade e diversidade do Brasil.

A artista plástica Sônia e urso Tô Beleza

A artista plástica Sônia Corrêa e urso Tô Beleza

As esculturas partiram da Alemanha em oito contêineres para a exposição no Rio de Janeiro. As peças são feitas de plástico reforçado com fibra de vidro. Assim, eles podem ser colocados em qualquer lugar ao ar livre, suportando o vento e o clima.

Causa nobre

Os Buddy Bears ganharam às ruas de Berlim em 2002, e começaram a ser leiloados em benefício de organizações filantrópicas voltadas para crianças. Ao longo dos anos, a campanha internacional cresceu. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) já conseguiu arrecadar mais de 2 milhões de euros.

pelas criancas do mundo

Miniaturas

No site oficial dos United Buddy Bears é possível adquirir miniaturas, chaveiros, bolsas e outros objetos com a imagem dos ursos. As pequenas esculturas são feitas à mão e estão disponíveis em diferentes tamanhos e designs. Todo o dinheiro arrecadado também é destinado às campanhas do Unicef.

miniaturas

As peças têm motivos berlinenses

 

Concurso Cultural

A mostra também está promovendo um concurso cultural que premiará com uma viagem de ida e volta do Rio para a cidade dos Buddy Bears (Berlim) pela companhia aérea Lufthansa. Para participar, o interessado deve mandar uma foto criativa da exposição, um desenho sobre o tema “Assim eu imagino a Alemanha” ou uma frase respondendo à pergunta: “Por que quero conhecer Berlim, a cidade dos Buddy Bears?”  até 25 de junho. Leia abaixo o regulamento:

 Categoria Fotografia (adultos): faça uma foto criativa da exposição United Buddy Bears no Leme e mande para o e-mail ursosdeberlim@gmail.com. O arquivo deve ter até 2MB e formato .jpg. Os concorrentes precisam ser maiores de 18 anos.

 Categoria Frase (adultos): crie uma frase com até 20 palavras que responda à pergunta “Por que quero conhecer Berlim, a cidade natal dos Buddy Bears” e mande para o e-mail ursosdeberlim@gmail.com.

 Os concorrentes precisam ser maiores de 18 anos. Categoria Desenho (crianças e adolescentes)*: faça um desenho sobre o tema “Assim eu imagino a Alemanha” e mande o original (ou impressão, no caso de desenho digital) para o Consulado Geral da República Federal da Alemanha no Rio (Av. Presidente Antônio Carlos 58 – Centro, CEP 20020-010, Rio de Janeiro – RJ).Indique no envelope o nome do concurso.

 Os concorrentes não podem ter mais do que 17 anos de idade. O concurso é aberto a residentes no Rio. O vencedor de cada categoria ganhará a passagem e hospedagem de uma semana em Berlim. Os segundos colocados ganharão uma bolsa integral para estudar alemão no Instituto Goethe no Centro do Rio.

 Em qualquer uma das categorias, o candidato deve enviar junto com a inscrição os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, CPF, endereço residencial, telefones e endereço de e-mail.

* Com agências 

Vanessa Barboza Vanessa Barboza (100 Postagens)

Jornalista, redatora, adora cinema, arte, literatura e moda. É colunista da Revista Embarque.


Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários