Pinacoteca do Estado apresenta “A arte no Brasil”

27 de novembro de 2013

ANTROPOFAGIA50

A mostra traça um panorama  artístico entre as obras de artistas nacionais do período colonial até os anos de 1930.

A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta sua nova exposição de longa duração com cerca de 500 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias.  Intitulada Arte no Brasil uma história na Pinacoteca de São Paulo, a mostra traz um panorama da arte brasileira, do período colonial aos anos 1930, por meio de obras que integram o acervo do museu, realizadas por artistas fundamentais para a história da arte no Brasil como Debret, Taunay, Facchinetti, Almeida Junior, Eliseu Visconti, Pedro Alexandrino, Candido Portinari e Lasar Segall, entre outros.
Esta mostra marca uma nova e destacada etapa no centenário percurso deste museu que integra a rede de museus da Secretaria de Estado da Cultura.  Sua realização contou com o apoio do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, e verbas destinadas pela Secretaria de Estado da Cultura.

Viajantes contemporâneos
Cerca de dez obras apresentam a produção de artistas contemporâneos, Cildo Meireles, Carla Zaccagnini, João Modé, Vicente de Mello, João Musa, Rivane Neuenschwander, entre outros, feita na condição de viajantes, por conta de programas como residências, feiras e bienais. Essa mostra pretende mostrar trabalhos que, a exemplo dos viajantes do século passado, trazem para o Brasil um pouco do lugar visitado, numa operação de desterritorialização simbólica e cultural, em conformidade com os processos da globalização. Com curadoria de Ivo Mesquita, curador chefe da Pinacoteca do Estado.

Serviço

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Praça da Luz, 02 – Luz – Tel. 11 3324-1000
Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h
Às quintas até as 22h.
Ingresso combinado (Pinacoteca e Estação Pinacoteca): R$ 6,00 e R$ 3,00
Estudantes com carteirinha pagam meia entrada.
Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.

Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários