Com polêmicas, novo Istambul Grand Airport é inaugurado
Obra deve ser concluída em 2028 e aeroporto vai atender cerca de 300 destinos
Por: Vanessa Barboza, Redação Revista Embarque - 6 de novembro de 2018
Para celebrar o 95º aniversário da Turquia como República, foi inaugurado no dia 29 de outubro o novo Istambul Grand Airport (IGA).
Inicialmente, o aeroporto terá um número limitado de voos para cinco destinos, informou Kadri Samsunlu, diretor geral do Terminal, à imprensa. Segundo ele, somente três destinos na Turquia (Ancara, Antalya e Izmir) e dois internacionais para Baku (Azerbaijão) e Ercan (Chipre do Norte) serão lançados do novo IGA, operado pela companhia aérea nacional, a Turkish Airlines. Até dezembro, novas rotas serão transferidas para o novo aeroporto.
A meta inicial do novo aeroporto é receber mais de 90 milhões de passageiros. Quando concluído, em 2028, o aeroporto movimentará 200 milhões de passageiros, o dobro do que movimenta o Aeroporto Internacional de Atlanta-Hartsfield, em um ano e abrigará mais de 300 destinos.
Até 2028, o Istambul Grand Airport (IGA) terá seis terminais e dois terminais distribuídos 76,5 milhões de metros quadrados no norte de Istambul, a 35 km do centro da cidade.
Polêmicas
O IGA não ficou livre de polêmicas. Durante sua construção, que teve início em 2013, houve preocupações sobre questões ambientais, direitos trabalhistas e o enfraquecimento da economia da Turquia.
Trabalhadores que fizeram parte da obra realizaram protestos e foram presos em setembro, a maioria deles foi libertada sem acusação, mas cerca de 20 permanecem presos.
Segundo o IGA, 30 trabalhadores morreram desde o começo do ano durante a obra. Atualmente, 36 mil trabalham no local da construção do gigante de Istambul. A expectativa é que em 2028 o aeroporto tenha 1,5 milhões de funcionários.
*Com agências
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com