Saiba por que os bancos do avião devem ficar na vertical na decolagem e pouso

Em caso de acidente, as poltronas dos aviões são a maior proteção para os passageiros

Por: Redação Revista Embarque - 19 de julho de 2019

HXDYL/SHUTTERSTOCK

Você já reparou que antes da decolagem e da aterrissagem da aeronave, os comissários de voo checam se todos os passageiros estão com as poltronas totalmente na vertical? Essa medida é feita por  uma questão importante de segurança.

Em caso de acidente, as poltronas dos aviões são a maior proteção para os passageiros. Já  imaginou o que aconteceria durante o impacto de um acidente com a pessoa que está com a cadeira inclinada? Aliás, não só ela teria problemas, já que seria arremessada para trás, mas o pobre do passageiro que estivesse atrás dela também seria atingido.

Segurança de voo

Os assentos de aviões são projetados para suportar impactos de até 16 vezes a força da gravidade durante um eventual acidente. Por isso, os comissários orientam os passageiros a deixaram  o encosto da poltrona em posição vertical. Em caso de queda da aeronave, as chances de sobrevivência aumentam muito quando as poltronas estão na vertical.

Além disso, caso haja necessidade de abandonar a aeronave, as poltronas posicionadas na vertical, ajudam todos a saírem mais rapidamente do avião. Estima-se que, em casos de emergência, quando as poltronas estão na posição correta, todos os passageiros conseguem deixar a aeronave em 90 segundos ou menos.

Outro questão é que as poltronas na vertical também ajudam os comissários a verem através das janelas do avião, e isso é um diferencial, caso haja fogo ou algum sinal preocupante do lado de fora. Por exemplo, se as asas estiverem em chamas, a tripulação consegue instruir os passageiros a deixar a aeronave pela outra saída de emergência.

*Com informações do Mega Curioso

(Visited 2.023 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com