Salvador-Bahia Airport recebe implanta sistema inteligente refrigeração

O objetivo é proporcionar conforto térmico aos passageiros e demais usuários

11 de outubro de 2019

A Vinci Airport, operadora do Aeroporto de Salvador, informa que está sendo iniciada mais uma etapa de melhorias no sistema de refrigeração, com a instalação de onze máquinas de alta potência no desembarque.

Cada uma das novas máquinas equivale a 400 aparelhos split de 18.000 BTUs. Juntos, os onze equipamentos pesam 35 toneladas e somam R$ 3 milhões em investimento. O objetivo é proporcionar conforto térmico aos passageiros e demais usuários do Salvador Bahia Airport.

A obra será iniciada pelo desembarque internacional. Para isso, será necessário desligar a refrigeração nesta área entre os dias 08 e 21 de outubro. Enquanto as intervenções estiverem em andamento, seis climatizadores portáteis de vazão equivalente a 30.000m³ por hora estarão distribuídos na referida área.

As intervenções no desembarque doméstico acontecerão entre os dias 04 e 25 de novembro, período em que a refrigeração será desligada. Os climatizadores utilizados na etapa anterior serão realocados para pontos estratégicos do desembarque doméstico.

Outras etapas de renovação do sistema de refrigeração estão previstas para os próximos meses. Dando continuidade aos investimentos, o embarque doméstico e a Praça de Alimentação também receberão melhorias.

Sistema inteligente

Desde o início das obras de ampliação e modernização, em abril de 2018, o Salvador Bahia Airport fez diversas melhorias no seu sistema de refrigeração. Até o momento, mais de R$ 10 milhões foram investidos com este objetivo. Já foram trocados 2 km de tubulação e máquinas de insulamento de ar frio (fan-coils).

Foi instalada uma nova Central de Água Gelada (CAG), além de realizadas obras de infraestrutura para acomodar os novos equipamentos. A nova CAG é dotada de um sistema inteligente, capaz de ajustar a intensidade do resfriamento de acordo com a temperatura externa e a demanda do terminal de passageiros. O equipamento se destaca também em aspectos sustentáveis, já que consome menos energia que a máquina anterior e será alimentado com água de reuso.

Sobre o Salvador Bahia Airport
Localizado na capital baiana e primeira capital brasileira, o Salvador Bahia Airport está na lista dos dez aeroportos mais movimentados do país. Durante o ano de 2018, mais de 8 milhões de passageiros viajaram pelo terminal para cerca de 30 destinos com ligação direta, entre domésticos e internacionais.

O Salvador Bahia Airport foi integrado à rede VINCI Airports em 2 de janeiro de 2018, através de um Contrato de Concessão com duração até 2047. Visando oferecer uma melhor experiência aos seus passageiros e um melhor serviço às companhias aéreas, a VINCI Airports deu início a um ambicioso plano de investimentos para modernizar e ampliar o aeroporto. A primeira fase das obras, que inclui a construção de uma nova área de 22.000 m² e a remodelação do terminal existente, estará concluída em outubro de 2019.

 

(Visited 105 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com