ANVISA divulga dicas para evitar transmissão do coronavírus nos aeroportos internacionais
O governo chinês divulgou que até o momento 26 pessoas morreram e 830 estão infectadas
Por: Redação Revista Embarque - 24 de janeiro de 2020
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) divulgou nesta sexta-feira (24) comunicado, no qual informa que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está divulgando nos aeroportos internacionais do país, informes sonoros em português, inglês e mandarim sobre os sintomas do coronavírus, com orientações aos passageiros e dicas para evitar a transmissão de doenças.
A Anvisa também reforçou procedimentos (abaixo) já estabelecidos em aeroportos e aeronaves para a identificação e comunicação de casos suspeitos de coronavírus, durante reunião realizada no Aeroporto Internacional de Guarulhos com companhias aéreas, empresas que atuam no aeródromo e órgãos de saúde estaduais e municipais.
São medidas mais técnicas e operacionais que dizem respeito aos procedimentos das companhias aéreas e suas tripulações, quando detectam um caso suspeito.
Entre algumas das principais medidas apresentadas foi o reforço na limpeza e desinfecção de aeronaves pelas empresas especializadas nesse tipo de serviço, em casos de identificação de suspeita de passageiro(a) com sintomas do coronavírus a bordo.
Brasil
Segundo informações do Ministério da Saúde, o Brasil registrou até a quinta-feira (30) nove casos suspeitos de coronavírus em seis estados.
Os casos suspeitos foram registrados em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Ceará. Todos os pacientes estão passando por testes genômicos para uma possível confirmação do vírus 2019-nCoV. Por enquanto, os exames serão centralizados na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
Segundo o portal G1,as autoridades de saúde anunciaram que o coronavírus causou a morte de 132 pessoas, com 6.065 casos confirmados no mundo. A China registra 98% das infecções.
Confira:
– Se você tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar, dentro de um período de até 14 dias, após viagem para a China, você deve procurar a unidade de saúde mais próxima e informar a respeito da sua viagem;
– Para proteger sua saúde, siga medidas simples, que podem evitar a transmissão de doenças:
• Lave as mãos frequentemente com água e sabão. Se não tiver água e sabão, use álcool gel;
• Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar. Descarte o lenço no lixo e lave as mãos;
• Evite aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;
• Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
• Procure o serviço de saúde mais próximo.
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com