Aviação civil: média diária de voos domésticos deve chegar a 980 no fim do mês
O número representa pouco mais de 40% da quantidade prevista antes do início da pandemia do novo coronavírus
Por: Redação Revista Embarque - 17 de setembro de 2020
Pesquisa da levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) aponta uma retomada gradual dos voos no país. Segundo o levantamento, a oferta de voos domésticos, na última semana de setembro, deverá alcançar uma média diária de 980 voos no final de setembro. Os dados são Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). (foto: ABEAR)
De acordo com a ABEAR, o número representa pouco mais de 40% da quantidade prevista antes do início da pandemia do novo coronavírus (ver gráfico abaixo), em 2 de março, quando estavam programados 2,4 mil voos no país por dia, em média.
Demanda e oferta seguem em queda acentuada
Ainda segundo a ABEAR, o último levantamento realizado mostra que a demanda por voos domésticos, medida em passageiros quilômetros transportados (RPK), permanece no seu menor nível em duas décadas: em julho, teve redução de 78,9% na comparação anual. A oferta, calculada em assentos quilômetros ofertados (ASK), por sua vez, teve retração de 76,3%.
Voos por UFs
A operação da aviação regular atende atualmente 95 aeroportos em todo o país, sendo que no início de março deste ano esse total era de 152 aeroportos. Por Unidades da Federação, a distribuição de médias diárias de partidas é a seguinte:
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com