Obras do Monotrilho que liga trem ao Aeroporto de Guarulhos são retomadas
O People Mover terá capacidade de transportar 2.000 pessoas por hora com o tempo de deslocamento entre terminais de seis minutos.
Por: Redação da Revista Embarque - 25 de fevereiro de 2022
O governo de São Paulo anunciou nesta terça-feira, 22, o início das obras do monotrilho que ligará os três terminais do Aeroporto de Cumbica à estação Aeroporto-Guarulhos da CPTM. O Tribunal de Contas da União (TCU) liberou o retorno das obras e a concessionária GRU Airport será responsável pela construção e operação do “Automated People Mover” (APM). A entrega está prevista para o primeiro semestre de 2024.
O valor da obra está orçado em R$272 milhões, que serão abatidos dos custos na parcela anual de outorga que a empresa paga para a União. “Estamos muito contentes por estarmos à frente deste grande trabalho, que trará uma mobilidade mais sustentável e eficiente ao aeroporto, beneficiando milhares de pessoas todos os dias”, afirma Gustavo Figueiredo, CEO da GRU Airport.
O People Mover terá capacidade de transportar 2.000 pessoas por hora com o tempo de deslocamento entre terminais de seis minutos. Uma verdadeira melhoria na experiência dos passageiros bem como eficiência nos MCTs.
A GRU Airport já está em contato com o AeroGRU, consórcio responsável por executar as obras, para alinhar o cronograma do projeto.
Local da obra
O People Mover será construído na área externa do aeroporto, às margens da rodovia Hélio Smidt, entre o Terminal da CPTM e os Terminais 1, 2 e 3. Com 2,7 km de extensão e com capacidade de transportar até 4 mil passageiros por hora, a interligação contará com quatro estações que trarão comodidade, segurança e agilidade aos passageiros e frequentadores do maior aeroporto da América do Sul.
A concessionária divulgará os próximos passos tão logo tenha as definições confirmadas.
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com