Viajantes elegem os melhores aeroportos e aéreas do Brasil
Essa é uma iniciativa do Prêmio Aviação + Brasil do Ministério da Infraestrutura.
Por: Redação da Revista Embarque com informações da Assessoria de Comunicação MInfra - 29 de março de 2022
O Ministério da Infraestrutura (MInfra) e a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) divulgaram na segunda-feira (28), em Brasília, os aeroportos vencedores da Pesquisa de Satisfação do Passageiro realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). (Foto: Floripa Airport – Leo Limas)
Os grandes vencedores do Prêmio Aviação + Brasil 2022 foram os aeroportos de Florianópolis (SC) e de Cascavel (PR) que conquistaram a preferência dos viajantes nos requisitos: pontualidade, acessibilidade e satisfação. O terminal catarinense foi escolhido o melhor entre todos os nacionais, enquanto o paranaense entre os regionais.
“Qualidade e eficiência são princípios norteadores do Grupo Zurich Airport, assim como transformar os aeroportos em lugares agradáveis e confortáveis, onde as pessoas gostam de estar. Somos desenvolvedores e não apenas operadores aeroportuários, então é um orgulho para nós ver o reconhecimento dos brasileiros aos aeroportos de Florianópolis e de Vitória” reforça Tobias Markert, CEO da Zurich Airport Latin America.
No total, a Pesquisa da SAC avaliou 61 aeroportos – 20 nacionais e 41 regionais – e cinco empresas aéreas, que disputaram 17 prêmios após serem avaliados sobre mais de 90 práticas de acessibilidade e de 926 mil movimentos de pouso e decolagens avaliados pelos organizadores da premiação.
A Azul Linhas Aéreas foi reconhecida em duas categoria: melhor desempenho nos serviços ofertados nos aeroportos de grande porte e pontualidade.
Acessíveis e pontuais
“A gente vem trabalhando em uma agenda de aeroportos regionais muito forte. A aviação regional no Brasil é uma realidade. É o primeiro ano que nós fazemos uma pesquisa com aeroportos regionais. Tradicionalmente eram os 20 maiores aeroportos do país, e agora pesquisamos também os 41 aeroportos regionais”, destacou o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann.
Entre os terminais que processam até 5 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto de Belém (PA) recebeu o prêmio de Aeroporto + Pontual e de Aeroporto +Acessível. Na categoria entre 5 e 10 milhões, Recife (PE) e Brasília (DF) ganharam o troféu de Aeroporto +Pontual. Os terminais de Goiânia (GO), Santos Dumont (RJ), Congonhas (SP) e Galeão (RJ) foram reconhecidos como mais acessíveis.
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com