“Pegadinhas e trollagens no voo colocam em risco segurança”, alertam aeronautas

Em nota, SNA alerta que esse comportamento inadequado é também um desrespeito ao contrato aéreo

9 de setembro de 2022

Os aeronautas — pilotos, co-pilotos e comissários de voo — estão preocupados com a divulgação de vídeos de “pegadinhas” e “trollagens” que envolvem passageiros e tripulantes a bordo de aeronaves e que têm viralizado nas redes sociais. (foto: Natã Romualdo no Pexels)

Em comunicado, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), entidade de classe da categoria, divulgou nota alertando que esses tipos de ações colocam em risco a segurança operacional. “Diante da proporção que essas ações estão ganhando alertamos para os possíveis efeitos nocivos para a segurança operacional, em que a conduta de um passageiro pode provocar uma reação generalizada a bordo de uma aeronave, fazendo necessária ainda a intervenção da tripulação”, ressalta o comunicado.

Ainda segundo o Sindicato, esse comportamento inadequado e que cause qualquer tipo de risco, incômodo ou desconforto, além de prejudicial à segurança de voo é também um desrespeito ao contrato aéreo firmado entre operador e passageiro no momento da compra do bilhete aéreo. ” Tais comportamentos podem provocar agitação dos passageiros e dificultar a comunicação da tripulação, prejudicando o cumprimento de normas e procedimentos de segurança. Num cenário de maior criticidade, as mensagens ou ações realizadas podem vir a causar pânico a bordo e agir diretamente contra a segurança de voo, e em maior gravidade até mesmo configurar crime, conforme Art. 261 do Código Penal”, cita trecho da nota dos aeronautas.

A entidade sindical pede que os operadores de transporte aéreo “desestimulem todas e quaisquer ações similares” e, se possível, utilizem de suas redes sociais para relembrar os deveres dos passageiros com especial ênfase no que tange à segurança de voo.

Vídeos que viralizaram nas redes

Uma das mais recentes aconteceu com um homem num voo São Paulo-Rio de Janeiro, que viralizou no TikTok. O passageiro fez um banner falso anunciando um open bar e enviou para os passageiros. Os interessados deveriam falar alto o nome da companhia aérea.

Outro caso foi de um passageiro que colocou em sua mochila uma caixa de som e fez um anúncio durante o voo. Mais uma vez a ação foi gravada e publicada, evidenciando a grande similaridade entre os casos, que culminaram com postagens na internet.

Outros episódios aconteceram em dezembro de 2021 quando um passageiro fez um anúncio a bordo de uma aeronave, utilizando um megafone, e sendo rapidamente repreendido pela tripulação.

Mesmo após advertência, o vídeo foi postado pelo autor em suas redes sociais e viralizou.  Outro caso aconteceu em julho de 2022,  quando um passageiro compartilhou mensagens por telefone com os demais clientes, provocando a reação de alguns passageiros a bordo, sendo necessária a intervenção dos comissários de voo para desmentir a mensagem enviada. A ação foi gravada em vídeo e publicada nas redes sociais nas contas do autor.

(Visited 245 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com