Pilotos e comissários aprovam proposta do TST e encerram greve
Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas, 70% da categoria aprovou a terceira proposta do Superior Tribunal do Trabalho.
Por: Redação da Revista Embarque - 26 de dezembro de 2022
Pilotos, co-pilotos e comissários de voo encerraram a greve e os aeroportos do país voltaram a funcionar normalmente a partir de domingo (25). A paralisação dos tripulantes iniciou no último dia 19 de dezembro e atingiu 11 aeroportos do país. (Foto: Greve dos Aeronautas no Aeroporto de Congonhas – crédito SNA)
Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas, 70% da categoria aprovou a terceira proposta do Superior Tribunal do Trabalho (TST) de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da aviação regular. A proposta prevê reajuste de 6,97% sobre as partes fixas e variáveis dos salários, diárias de alimentação nacionais e vale alimentação. O acordo ainda prevê a renovação total das demais cláusulas sociais, definição dos horários de folga e a possibilidade do início das férias em sábados, domingos e feriados, que até então era vetado.
(Posts da greve: Assessoria de Imprensa do SNA)
Aeroviários
Os aeroviários também encerraram a campanha salarial. Segundo o SNA, sindicato da categoria, os trabalhadores aprovaram a atualização da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) apresentada pelo SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas), durante assembleias nacionais realizadas nos dias 15 e 16/12.
“A direção do SNA parabeniza a mobilização da categoria aeronauta com seu movimento de greve, que aconteceu em função do impasse nas mesas de negociação. Como esse não foi o caso da categoria aeroviária, nenhum indicativo de paralisação foi apresentado aos trabalhadores e trabalhadoras”, disse em nota a entidade sindical.
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com