Anvisa determina fim da obrigatoriedade do uso de máscaras nos aeroportos e aeronaves
O que permanece obrigatório é o fornecimento, por parte da tripulação, de máscaras faciais para casos suspeitos durante os voos.
2 de março de 2023
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou comunicado, no dia 1º de março, informando que o uso de máscaras em aeroportos e aeronaves não será mais obrigatório, mas apenas recomendado. A diminuição no número de casos de covid-19 no Brasil e o avanço da vacinação pelo País foram decisórios para a tomada de decisão pela Anvisa. No entanto, a Agência reguladora continua recomendando o uso da máscara.
Em comunicado, a ANAC reforça que as ações determinadas pela Anvisa ao setor e implementar medidas técnicas auxiliares para a viabilidade de um transporte aéreo seguro e eficiente para passageiros e profissionais. Embora não haja mais a obrigatoriedade no uso de máscaras, há a obrigatoriedade do fornecimento, por parte da tripulação, de máscaras faciais para casos suspeitos durante os voos.
Foram mantidas, pela Anvisa, outras medidas de controle sanitário, como o desembarque por fileiras, para evitar aglomeração; o impedimento de viagens para casos confirmados de covid-19; a exigência de limpeza e a desinfecção de ambientes e aparelhos de ar-condicionado; e os avisos sonoros sobre o uso de máscara em aeroportos e aeronaves.
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com