VoePass cancela voos no Nordeste e demite aeroviários sem pagar rescisão

Em nota, o SNA informa que os trabalhadores foram surpreendidos com os desligamentos e que não houve comunicação prévia.

Por: Redação da Revista Embarque - 4 de novembro de 2024

Foto: Divulgação/VoePass

O SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) denuncia a VoePass por efetuar demissão em massa de aeroviários (profissionais que trabalham em operações em solo e pistas dos aeroportos) após a empresa cancelar 90% das rotas no nordeste. Em nota, o SNA informa que os trabalhadores foram surpreendidos com os desligamentos e que não houve comunicação prévia.

“Essa atitude da Voe Pass é um desrespeito com os trabalhadores. Eles deram as férias e demitiram no retorno. A empresa não pagou a rescisão e o FGTS. Essa empresa só protege os interesses e lucros de seus acionistas”, cita trecho da nota da entidade sindical.

O coordenador Regional Nordeste do SNA, Lucas Viana, afirma que o SNA moverá ações trabalhistas contra a VoePass para garantir os direitos dos trabalhadores demitidos.

“Essa empresa costuma não cumprir o direito dos seus trabalhadores. Também não respeita a Convenção Coletiva de Trabalho e tem histórico de explorar seus trabalhadores com jornadas excessivas de trabalho. Temos relatos de desvios de funções. A empresa também não paga a periculosidade dos trabalhadores que ficam expostos aos agentes nocivos, como abastecimento das aeronaves”, denuncia o dirigente.

Segundo o Diário do Nordeste, as demissões iniciaram desde o final do mês de agosto, após o acidente com uma aeronave da empresa que resultou em 62 mortos, no interior de São Paulo. No Ceará, são três os aeroportos em que a Voepass encerrou suas atividades. São eles: Fortaleza, Aracati e Juazeiro do Norte. Na Capital, segundo o SNA, foram 12 pessoas dispensadas e em Juazeiro, 3.

Providências

O SNA cobrou providências da VoePass e do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA) sobre quando serão pagas as verbas rescisórias e efetuados os recolhimentos do FGTS para os trabalhadores demitidos e os que estão trabalhando.
Até o fechamento dessa matéria, a entidade patronal e a empresa não haviam retornado.

(Visited 293 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com