Lançado Guia para transporte seguro de animais de estimação
O material foi desenvolvido pelas principais associações de aviação.
Por: Redação Revista Embarque - 16 de dezembro de 2024
As associações de empresas de transporte aéreo lançaram, nesta quarta-feira (11), o “Guia de Orientações para Transporte Aéreo de Cães e Gatos“, que estabelece os critérios de segurança a serem aplicados em todas as etapas do deslocamento aéreo de animais. O guia integra o Plano de Transporte Aéreo de Animais (PATA) do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) e foi desenvolvido com base no Código de Conduta estabelecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Segundo a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), a iniciativa conjunta das principais associações de aviação ressalta a importância de ter todas as informações à mão para garantir uma experiência de viagem mais segura e agradável tanto para os tutores quanto para os pets.
“O lançamento dessa cartilha simboliza a sinergia entre as entidades do setor, o governo federal e os consumidores, que agora terão um documento de fácil acesso com orientações para o transporte de pets. A segurança operacional é um princípio fundamental do modal aéreo, e o guia reforça esse compromisso, considerando todos os aspectos do bem-estar animal”, destacou Jurema Monteiro, presidente da Abear.
Conforme a diretora de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Luíza Deusdará, com o guia, os tutores poderão entender as políticas próprias de cada companhia aérea para a prestação de serviço. “Eles também serão orientados sobre como preparar o seu pet para o voo, além de receberem informações sobre regulamentações e documentação necessária para o embarque. O objetivo é tornar a viagem do pet mais fácil, agradável e segura”, afirmou.
Entre as informações apresentadas no guia, estão orientações sobre a escolha adequada do contêiner, as políticas das companhias aéreas e o processo de preparação dos animais domésticos para o voo. A cartilha também aborda cuidados essenciais durante a viagem, como alimentação, hidratação e manejo do estresse, além de fornecer informações detalhadas sobre regulamentações e documentação necessária.
Assinam o Manual de Viagem Aérea para Animais Domésticos a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta) e a Junta de Representantes de Empresas Aéreas no Brasil (Jurcaib).
PATA
Em outubro, o Ministério de Portos e Aeroportos lançou o Plano de Transporte Aéreo de Animais (PATA). Elaborado pelo Governo Federal, o documento apresenta um conjunto de medidas, com padrão internacional, alinhadas às melhores práticas aplicadas em 45 países para assegurar a segurança e o conforto de pets e seus tutores durante viagens aéreas. O plano contou com a contribuição de nove órgãos governamentais, entidades de proteção animal, companhias aéreas e sociedade civil.
Um dos principais avanços trazidos pelo PATA é a disponibilização de serviços veterinários para emergências, garantindo que os animais recebam assistência adequada quando necessário. Outro ponto importante é o dispositivo técnico que permite a rastreabilidade dos pets, com identificação e acompanhamento de todas as etapas do transporte aéreo, desde o embarque até o desembarque, seja por câmeras, tecnologia de localização, aplicativos de monitoramento, entre outros.
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com