Conheça 5 destinos ao redor do mundo para os chocólatras
Para celebrar a data, a plataforma Civitatis selecionou cidades e experiências onde o chocolate é protagonista.
Por: Redação Revista Embarque - 4 de julho de 2025

Foto: Civitatis
Ao leite, amargo, em barra, quente ou cobrindo um bolo… O chocolate é uma paixão global que ultrapassa gerações, culturas e fronteiras. Não à toa, ganhou uma data só sua: 7 de julho, o Dia Mundial do Chocolate.
Para comemorar esse símbolo universal do prazer gastronômico, a Civitatis, plataforma líder na venda de passeios e atividades em português, selecionou cinco destinos que precisam ser visitados por quem é apaixonado por chocolate. Da tradição suíça à criatividade colombiana, passando por imersões culturais em Cuba, museus interativos na Bélgica e roteiros temáticos no Brasil, os destinos contam com experiências tanto para chocólatras assumidos quanto para viajantes curiosos.
- Gramado, Brasil
Conhecida como “capital brasileira do chocolate artesanal”, Gramado reúne dezenas de marcas locais e uma forte cultura em torno do produto, impulsionada pelo turismo.
O Chocobus é uma das formas mais divertidas e completas de conhecer esse cenário: o ônibus temático leva visitantes às principais lojas e fábricas de chocolate artesanal da cidade, como a Prawer e a Gramadense. Os viajantes conhecem um hotel todo inspirado no doce e ainda têm a chance de participar de uma oficina para fazer a própria barra de chocolate. É um roteiro ideal para famílias, casais e qualquer pessoa que queira combinar turismo, diversão e sabor.
- Zurique, Suíça
País que mais consome chocolate por habitante no mundo, a Suíça também é berço de algumas das maiores marcas do setor. Zurique abriga o Museu Lindt Home of Chocolate, que impressiona logo na entrada com a maior fonte de chocolate do mundo, alcançando 9 metros de altura. O museu conta a história da produção suíça e oferece uma degustação guiada.
Para quem quer unir turismo e chocolate, o tour por Zurique com passeio de barco e visita ao museu percorre pontos históricos da cidade e termina com a experiência na Lindt.
- Havana, Cuba
Cuba também tem uma forte ligação com o cacau — e oferece um mergulho profundo nas raízes culturais e místicas do ingrediente. O tour do chocolate e do mel por Havana da Civitatis é uma opção para quem quer conhecer a profunda relação do país com a iguaria.
O passeio começa com uma cerimônia de agradecimento ao deus do cacau, seguida por degustação de chocolates cubanos e drinks típicos como a canchánchara, preparada com rum e mel direto do favo. A experiência termina com a criação e degustação de um licor artesanal de chocolate, harmonizado com sobremesas e charutos. Uma viagem sensorial pelas tradições cubanas.
- Punta Cana, República Dominicana
Nono maior produtor de cacau do mundo segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), a República Dominicana se destaca pelo cacau caribenho, reconhecido por sua qualidade e sabor intenso. O produto é peça-chave na gastronomia local e experiências turísticas.
Em Punta Cana, é possível participar de uma oficina de chocolate artesanal, com aula prática sobre trufas e tabletes decorados. A atividade inclui transporte a partir do hotel, degustações e uma taça de mamajuana, bebida tradicional do país.
- Bruxelas, Bélgica
Se a Bélgica é considerada uma das capitais mundiais do chocolate, o Choco Story é sua embaixada oficial. Localizado no coração de Bruxelas, o museu oferece uma viagem pelos 5.000 anos de história do cacau — das origens maias e astecas até a popularização nas confeitarias europeias.
Além de conhecer todo o processo de produção, os visitantes assistem a uma demonstração de confeitaria ao vivo com um mestre chocolateiro e participam de uma degustação irresistível de pralinés. Uma aula interativa e saborosa para todas as idades.
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com