ANAC abre vagas para instrutores de aviões e helicópteros
Serão 43 vagas e as inscrições vão até 25 de julho.
Por: Anac - 16 de julho de 2025

Imagem: Anac
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu um novo edital para selecionar e credenciar novos examinadores autônomos para pilotos de aviões e helicópteros. Serão ofertadas 42 vagas, distribuídas da seguinte forma: 10 vagas para pilotos de linha aérea de avião, 18 para pilotos comerciais de helicóptero e 14 para pilotos agrícolas.
As inscrições vão até o dia 25 de julho e devem ser feitas por meio do Protocolo Eletrônico da Anac. O edital, com as informações sobre o processo estão disponíveis na página de Examinadores Credenciados no portal da Agência. Para se inscrever no Sistema Eletrônico de Informação (SEI), basta seguir o passo a passo do manual disponível em: https://tinyurl.com/yuz2k2r8.
A nova seleção complementa o edital publicado em 2023, que já credenciou 41 examinadores. O edital contempla localidades não atendidas anteriormente ou regiões onde não houve candidatos selecionados. Em breve, um terceiro edital será lançado para convocar os candidatos que estavam em lista de espera.
Os profissionais credenciados serão responsáveis por realizar exames de proficiência para concessão, convalidação e restabelecimento de licenças e habilitações de pilotos de aviões de classe, agrícolas e de helicópteros monomotores e multimotores, nas regiões onde forem credenciados. As vagas foram distribuídas com base na demanda por exames nos últimos anos.
Neste edital, para pilotos de helicóptero, serão considerados diferenciais possuir licença de piloto de linha aérea e habilitação vigente para helicópteros multimotores a turbina (HMLT). Para os pilotos agrícolas, será considerado diferencial possuir habilitação de tipo AT8T vigente.
O processo seletivo será composto por quatro etapas:
- Inscrição e seleção de candidatos;
- Avaliação de títulos;
- Curso de formação e avaliação;
- Treinamento e avaliações práticas.
O curso de formação será realizado a distância e estará disponível para todos os candidatos que atenderem aos requisitos mínimos do edital.
Remuneração e obrigações
As atribuições dos examinadores e os valores a serem pagos pelos serviços prestados estão definidos pela Portaria nº 12.561, de 21 de setembro de 2023. A remuneração por exame realizado varia de R$ 500 a R$ 750. A portaria também estabelece que os examinadores serão responsáveis por filmar todos os exames de proficiência que realizarem
O credenciamento dos profissionais será por tempo indeterminado, mas os examinadores deverão passar por reciclagens e avaliações periódicas para manterem-se aptos à função.
Dúvidas e outras informações devem ser encaminhadas por meio do canal Fale com a Anac.
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com