LATAM mostra os bastidores do centro de manutenção em Guarulhos
Participaram da agenda gestores e agentes de viagens de 40 agências de todo o país.
12 de agosto de 2025
O Centro de Manutenção da LATAM (CML), localizado no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport), abriu as suas portas para apresentar a força e a complexidade da operação da maior companhia aérea da América do Sul aos seus principais parceiros comerciais no Brasil. Entre 5 e 7 de agosto, o espaço recebeu mais de 100 convidados, entre executivos de empresas clientes e agências de viagens, para uma imersão nos bastidores técnicos da aviação comercial.
Participaram da agenda gestores e agentes de viagens de 40 agências de todo o país, além de representantes de 16 empresas com forte presença em segmentos diversos, como eletrônicos, saúde, varejo, financeiro, indústria química e automotiva, dentre outros.
“Receber nossos parceiros e clientes no CML é uma forma concreta de apresentar nosso compromisso com uma operação de excelência. Mostramos nossa robustez técnica, o foco em segurança e, acima de tudo, a consistência do nosso crescimento sustentável. A LATAM está em plena expansão e temos clareza de que só avançamos com parcerias sólidas”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
MALHA, PRODUTO, SUSTENTABILIDADE E FUTURO
Nos dois primeiros dias, voltados às agências de viagens, a LATAM apresentou aos convidados no CML de Guarulhos detalhes sobre os novos voos inaugurados em 2025, o atendimento a grandes eventos, a liderança no mercado corporativo e a evolução da sua proposta de valor — com foco nas diferentes classes de cabine e no portfólio atualizado de serviços.
No terceiro dia, dedicado aos clientes corporativos, a pauta se ampliou para abordar o papel da LATAM na agenda de Sustentabilidade. Os convidados conheceram os bastidores de projetos como o Avião Solidário, o programa Segundo Voo, os investimentos em eficiência de frota e as iniciativas para redução das emissões de carbono.
O CML DE GUARULHOS EM NÚMEROS
Com 65 mil m² de área construída e mais de 400 funcionários especializados, o CML de Guarulhos é o maior centro de manutenção da LATAM no mundo. O espaço reúne nove oficinas (mecânica, compostos, metálica, pintura, motores, interiores, baterias, garrafas de oxigênio, rodas e kits), gerando agilidade e confiabilidade para mais de 200 voos diários operados pela LATAM no aeroporto de Guarulhos, com conexões para mais de 50 destinos domésticos e 20 internacionais.
A LATAM E O BRASIL EM 2025
A LATAM tem se consolidado em 2025 como a companhia aérea que mais investe no Brasil. A empresa já promoveu no país um crescimento doméstico de 8,5% em ASK (Assentos-Quilômetro Ofertados) no primeiro semestre e tem previsão de alta entre 9,5% e 10,5% no ano. Também já inaugurou 8 novas rotas, incluindo quatro bases (Pelotas, Fernando de Noronha, Ribeirão Preto e Campinas), atingindo o seu recorde nacional de 56 aeroportos atendidos. Até dezembro, a LATAM planeja lançar pelo menos mais 11 novas rotas domésticas, chegando a quase 60 destinos brasileiros.
No mercado internacional, a LATAM também consolidou a sua liderança no Brasil, operando voos próprios do país para 90 destinos no exterior. A companhia projeta em 2025 um crescimento entre 10% e 11% da sua malha internacional e já abriu rotas como Fortaleza–Lisboa e Rio de Janeiro–Buenos Aires. Para os próximos meses, prepara a abertura de seis novas rotas internacionais, incluindo Florianópolis–Lima e Guarulhos–Córdoba.
A expansão sustentável da malha aérea da LATAM é sustentada pela modernização da sua frota, que somente no Brasil já soma 167 aeronaves em 2025, com cinco aviões novos entregues e mais dois previstos até o fim do ano.
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com