Felca pede ao MP criação de disque-denúncia para apurar maus tratos contra animais
Essa iniciativa é um desdobramento do caso do cão comunitário Orelha, morto após agressão.
Por: Redação da Revista Embarque Com informações do Poder 360 - 20 de fevereiro de 2026

O influenciador Felca segura a carta aberta protocolada no Ministério Público e uma foto do cachorro Orelha em campanha contra os maus-tratos animais. (Foto: Reprodução/Instagram)
O influenciador Felipe Bressanim Pereira, o Felca, protocolou na quarta-feira, dia (18), uma carta-aberta no Ministério Público pedindo a criação de um disque-denúncia nacional para casos de maus-tratos contra animais.
O documento conta com o apoio de oito entidades protetoras dos animais. Essa iniciativa é um desdobramento do caso do cão comunitário Orelha, morto após ser agredido por adolescentes na Praia Brava, em Florianópolis.
O episódio gerou comoção nacional, e o Ministério Público de Santa Catarina já solicitou a exumação do corpo do animal para aprofundar a investigação.

O youtuber criou uma petição na plataforma Change.org em 11 de fevereiro propondo uma linha telefônica 24 horas para receber queixas anônimas. Até o fechamento desta reportagem, quase 800 mil assinaturas já haviam sido colhidas em apoio à iniciativa.
“O caso do cachorro Orelha revelou, de forma incontornável, a vulnerabilidade daqueles que dependem exclusivamente da nossa capacidade de reconhecer sua existência, sua dor e seu direito à proteção”, destaca o influenciador.
NÃO EXISTE CANAL NO BRASIL
Segundo o texto do abaixo-assinado, o Brasil apresenta desempenho insatisfatório em rankings internacionais de proteção animal, registra diariamente ocorrências de maus-tratos e convive com milhões de animais em situação de abandono. Apesar desse cenário, o país não dispõe de um canal nacional unificado para denúncias. Atualmente, cada estado adota procedimentos próprios, o que torna os caminhos burocráticos e pouco acessíveis. Em muitos casos, o cidadão precisa identificar por conta própria o órgão responsável, registrar boletim de ocorrência ou apresentar flagrante, o que acaba desestimulando a formalização das denúncias.
Saiba quem é o Felca
Natural de Londrina, no Paraná, o influenciador Felca, de 26 anos, ganhou notoriedade nacional após realizar um documentário no YouTube no qual denunciou a “adultização” de crianças nas redes sociais.
O vídeo alcançou mais de 52 milhões de visualizações e cerca de 298 mil comentários. O alcance do tema resultou na criação de uma lei. Em setembro de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou um projeto vindo do Congresso que instituiu um ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) digital, com medidas de proteção de crianças e adolescentes em ambientes on-line, incluindo ferramentas de controle parental, proibição de loot boxes (caixas de recompensas) e canais de relatos de abusos.
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com