Companhias aéreas iniciam mudanças para novos Terminais
14 de abril de 2014
Brasília, Guarulhos e Campinas vão inaugurar seus novos complexos a partir de maio
Começa nesta semana o período de transferência de operações das empresas aéreas para os novos terminais que estão sendo construídos nos aeroportos de Brasília, Guarulhos (SP) e Viracopos (Campinas). O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, recebeu, no dia 9 de abril, cronograma das ações definido pelas companhias para cada caso. O processo mais complexo, do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN), será discutindo em nova reunião que será realizada no próximo dia 22. (foto: Aeroporto de Brasília)
As primeiras alterações serão feitas em Brasília, entre 16 de abril e 24 de maio; Guarulhos será de 11 de maio a 27 de setembro; e em Viracopos, de 3 de junho a 5 de outubro. “Essa transferência não pode ser feita de maneira açodada. Tem que ser programada para que o direito dos passageiros não seja prejudicado”, explicou o ministro Moreira Franco. Ele defendeu que a preocupação da SAC é com os passageiros. “Certamente algumas áreas estarão funcionando imediatamente e outras não, devido à complexidade de cada área. A transferência da infraestrutura tecnológica, por exemplo, requer mais tempo e cuidado”, disse.
Transferência
Os documentos detalham como cada companhia aérea fará a transferência de operação (estrutura de check-in, de equipe, de tecnologia e de rotina de trabalho) do atual terminal para o que está sendo construído causando o mínimo de transtorno possível aos usuários do sistema aéreo brasileiro.
Para que isso ocorra, a mudança deverá ser gradativa e as concessionárias dos quatro aeroportos terão de exercer um papel fundamental no processo: atualizar as sinalizações e comunicar aos passageiros as alterações. As empresas e os aeroportos também vão lançar uma campanha de serviço à população para divulgar informações referentes ao período de mudança.
O cronograma mais elaborado será o de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Ao contrário dos demais aeroportos que passarão por mudanças, o aeroporto potiguar será erguido do zero, independente do antigo. No caso de Guarulhos, Viracopos e Brasília, os novos terminais de passageiros serão expansões das atuais estruturas.
Companhias
Participaram da reunião as quatro empresas aéreas nacionais – TAM, GOL, Azul e Avianca – e as concessionárias, além da Anac e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). O prazo inicial de entrega do planejamento era dia 27 de março. No entanto, as companhias pediram ao ministro Moreira Franco mais dez dias no prazo para concluir o trabalho.
Veja o cronograma completo das transferências:
Guarulhos (SP): de 11 de maio a 27 de setembro
Brasília (DF): de 16 de abril a 24 de maio
Viracopos (Campinas): de 3 de junho a 5 de outubro
São Gonçalo do Amarante (RN): nova reunião em 22 de abril definirá a agenda
Com informações do Ministério da Aviação Civil
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com