Arquitetos mexicanos constroem shopping sustentável

26 de abril de 2014

O projeto verde conta com madeira reaproveitada na estrutura e possui ventilação natural

Criar um shopping em meio a uma área de preservação ambiental. Este desafio foi encarado pelo escritório mexicano CANO/VERA arquitetura.  A proposta era projetar um espaço sustentável que se enquadrasse ao cenário verde da cidade de Avándaro, no México, e que tivesse o menor impacto ambiental possível. (Fotos: divulgação)

Pensando nisso, os arquitetos utilizaram materiais reaproveitados na estrutura e mantiveram a vegetação original. Madeira é o principal elemento na obra, mas não é de qualquer tipo. Os construtores reaproveitaram a madeira de lei – material que resiste a ataque de insetos e umidade, muito utilizada na construção naval e civil –  que antes servia de dormente para o trem que passa na cidade. O material foi tratado e usado em toda a construção. A estrutura interna foi feita de ligas metálicas para dar sustentação à madeira.

canovera6

Estrutura feita com dormentes de um trem que passa na cidade

Ventilação natural

Os arquitetos colocaram os dormentes na fachada de uma forma que permitiu a entrada de ventilação natural, garantindo o conforto térmico ao espaço. Com isso, o uso do  ar-condicionado é dispensado. No projeto há também um jardim que possui um pequeno rio, que é cheio naturalmente, de acordo com as estações do ano. Faça compras sem muito estresse.

canovera3

Pequeno rio que enche de acordo com as estações do ano

 

*Com informações do Ciclo Vivo

 

 

(Visited 1.503 times, 2 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com