FIFA garante que estrutura solicitada para a Copa ficará pronta
28 de abril de 2014
Os investimentos em estruturas esportivas são de R$ 10 milhões
Temas como a conclusão de obras essenciais para a Copa 2014, as integrações dos planos operacionais, as Fan Fest, os Centros de Treinamentos e os eventos-teste em sete arenas foram debatidos na última sexta-feira (25) pelo Comitê Organizador Local (COL), com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.
A reunião aconteceu no Rio de Janeiro, fechando o ciclo de viagens por cidades-sede da Copa do Mundo e atualizou os preparativos finais para a organização do Mundial, que terá início em 45 dias. Antes, a comitiva passou por São Paulo, Curitiba, Cuiabá e Fortaleza.
Aldo Rebelo destacou a importância da intensificação dos trabalhos para que todas as condições necessárias para a realização da Copa do Mundo sejam oferecidas a turistas, delegações e imprensa. “Se é verdade que as reuniões terminam por aqui, é mais verdade que o trabalho ainda não terminou. Há uma jornada importante que deve reunir todo o esforço dos responsáveis pela preparação da Copa para superar as dificuldades, pois temos obras com cronograma a ser cumprido em abril e maio. Acredito que, com dedicação e trabalho, teremos tudo a contento para a abertura”, afirmou.
Para o secretário-geral da Fifa, a estrutura solicitada para a Copa do Mundo estará concluída. “É verdade que há atrasos, mas não é verdade que nada foi cumprido. Tudo que pedimos estará no lugar. Há atrasos, uns previsíveis, outros que complicam essa reta final, mas posso concordar com o ministro: todos estão engajados para resolver as dificuldades. Poucos têm ideia da magnitude da organização de uma Copa do Mundo. Sempre é difícil. Vai ser difícil na Rússia, vai ser difícil no Catar, foi difícil na África do Sul e no Brasil, por motivos diferentes em cada lugar”, completou Valcke.
Apesar disso, o dirigente mostrou confiança no resultado final do trabalho e felicidade por estar chegando mais uma edição do Mundial. “Como me sinto hoje? Contente que esteja chegando a Copa e, finalmente, vamos falar apenas de futebol”. Em seguida, ele assumiu um tom de brincadeira para projetar o desfecho de todo o esforço conjunto para organizar o evento. “No dia da abertura eu e o ministro Aldo Rebelo estaremos tomando uma caipirinha e pensando: que trabalho! Na final estaremos tomando champanhe e dizendo: que Copa do Mundo!”.
Planos operacionais
Iniciativa realizada com sucesso antes da Copa das Confederações e repetida para a Copa do Mundo, as reuniões de planejamento operacional entre os governos federal, estaduais e municipais e o COL, entrarão na rodada final de encontros, que se inicia nesta terça-feira (29), em Natal.
“Estamos na reta final dos preparativos e o nosso foco passa a ser os planos operacionais e a integração deles. Reunimos mais de dois mil gestores nas 12 sedes na primeira rodada de reuniões. Cobriremos na segunda rodada as seis sedes que não receberam jogos da Copa das Confederações – Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo –, completando assim, a preparação e integração dos planos”, explicou o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes.
Calendário
Os próximos passos do COL até a Copa do Mundo foram apresentados pelo CEO da entidade, Ricardo Trade. Além do Tour da Taça, que teve início no dia 22 de abril, a operação de transporte para o International Broadcast Center (IBC) no Rio de Janeiro, que começou nea sexta-feira (25), foi destacada.
Arenas
Entre os dias 20 e 22 de maio, as arenas do Mundial e os Campos Oficiais de Treinamento passarão para o uso exclusivo da Fifa.
Em 28 de maio, a Austrália chega ao Brasil. Será a primeira delegação estrangeira que disputará a Copa a desembarcar no País. Já no dia 1º de junho, os árbitros que vão apitar a Copa do Mundo desembarcam no Rio de Janeiro. No dia seguinte, será aberto o IBC.
Ainda no mês de junho, será realizado o “Tour de vivência dos estádios”, em que os profissionais de imprensa passam pela experiência do torcedor desde a entrada até chegar aos assentos em todas as 12 arenas. Por fim, nos dias 10 e 11 de junho – véspera da abertura do Mundial – São Paulo sediará o Congresso da Fifa.
De acordo com o COL, a entidade está investindo R$ 10 milhões em estruturas esportivas, que ficarão como legado para o País. São melhorias em 73 instalações, sendo 12 estádios, 28 Campos Oficiais de Treinamento (que em alguns casos inclui uma terceira opção na sede) e 32 Centros de Treinamentos de Seleções (CTS). Além disso, o campo dos árbitros receberá equipamentos como traves, redes, bandeirinhas, barreiras e máquinas de gelo. As cidades-sede também receberão máquinas para pintar e cortar os gramados.
Com informações do Portal da Copa
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com