Consórcio sul-africano aposta em aplicativo para trazer mais conforto a passageiro
17 de junho de 2014
Reservas das passagens e boletins meteorológicos são alguns serviços
A indiscutível relação entre a Geração Z -as pessoas nascidas a partir de 1995- e os meios digitais está fazendo com que empresas direcionem seu trabalho à investigação de novas tecnologias. Dessa forma, os consórcios de aeroportos estão deixando de se preocupar com as infraestruturas aeroportuárias para se interessar pelo desenvolvimento de aplicativos móveis. Como exemplo, a Airports Company of South Africa Limited (ACSA), a empresa que opera os nove aeroportos da África do Sul, lançou um aplicativo gratuito que promete ser um sucesso entre os viajantes. (fotos: iMore / Passenger Terminal Today)
Isso porque o app foi desenhando segundo às próprias demandas dos passageiros, os quais reclamam mais opções de autoatendimento nos aeroportos. O aplicativo permite realizar todos os planos de viagem desde o smartphone. Desde as reservas das passagens aéreas até o fornecimento de boletins meteorológicos, os passageiros recebem um atendimento detalhado sem ter que se movimentar pelas mesas de atendimento.
Entre os serviços mais celebrados pelos usuários se encontra a reserva de vagas no estacionamento e a sincronização dos voos com os diferentes transportes públicos até as cidades, como ônibus e trens. Também são muito acessados os aplicativos relacionados com as lojas e restaurantes dos aeroportos.
Uma pesquisa realizada pela ACSA mostrava que 39% dos clientes dos aeroportos sul-africanos se encontram na faixa etária de 16 e 35 anos. Entre outras caraterísticas, os passageiros também foram descritos como experientes em tecnologia e interessados em dispor da informação na ponta dos dedos. Por isso, o consórcio decidiu que 20 alunos da Universidade de Johanesburgo fossem os responsáveis por testar o aplicativo móvel. Após uma série de verificações realizadas pelos jovens, o app foi disponibilizado para Android, Apple iOS e Blackberry, com exceção da série Q e Z.
Ao todo, 35 milhões de passageiros passam anualmente pelos nove aeroportos gerenciados pela ACSA. Agora, com a nova tecnologia, todos poderão se beneficiar dos serviços aeroportuários com apenas o toque de uma tecla.
Ana Abril com informações do Airport World e da ACSA
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com