Aeroportos do futuro substituirão funcionários por máquinas

2 de julho de 2014

Relatório do Skyscanner revela que em 2024 as instalações funcionarão com a mais avançada tecnologia

Em 2024, os aeroportos mais avançados do mundo já permitirão aos passageiros realizar o check-in enquanto tomam um café. Além disso, as malas possuirão etiquetas inteligentes que informarão a localização exata da bagagem. Após o check-in, os passageiros poderão passar pelo posto de segurança enquanto um sistema de reconhecimento facial biométrico confirma a sua identidade. Finalmente, já no avião, os viajantes não terão que se preocupar com os efeitos do “jet lag”, já que, a cabine possuirá iluminação inteligente com luzes que produzem melatonina, o hormônio do sono. (fotos: Skyscanner)

capture1_0

Todas essas previsões procedem de um relatório realizado pelo buscador de voos, hotéis e veículos Skyscanner. O site realizou uma pesquisa para prever o futuro da indústria de viagens global na década de 2020. O resultado revelou que, daqui a 10 anos, a tecnologia controlará tudo. Porém, o futuro parece apresentar um grave problema. Segundo Greg Fordham, diretor executivo de Airbiz, uma consultoria de aviação: “em cinco anos os terminais não precisarão de nenhum funcionário”. Embora o dado signifique mais facilidades para o passageiro, também denota que muitos trabalhadores ficarão desempregados.

Além de consultores, a pesquisa contou com importantes personalidades da indústria de viagens. Para conseguir bons resultados, o Skyscanner trabalhou em conjunto com uma equipe de 56 editores, investigadores e especialistas em tendência do futuro.

malas

O Skyscanner apresenta a pesquisa usando como exemplo de viajante o TOM, uma simulação de como seria o passageiro do futuro. Esse passageiro mostra como em uma década as viagens serão relaxadas, simples e cheias de diversão. Além disso, o site proporciona dados reais sobre alguns avanços tecnológicos que já estão acontecendo nos melhores aeroportos do mundo.

O relatório pode ser consultado em um interessante site cheio de gráficos que explica como será a viagem desde o planejamento até a jornada no aeroporto e no avião. O projeto ainda tem uma terceira parte que será publicada em breve.

Para conhecer mais sobre os aeroportos e aviões do futuro, visite o site As viagens no futuro: ano 2024. Disponível em português!

Ana Abril com informações do Skyscanner

 

(Visited 272 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com