Viracopos usará ônibus elétrico no transporte de passageiros
29 de agosto de 2014
A iniciativa é inédita no Brasil. A recarga da bateria é feita em cinco horas
O aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), será o primeiro aeródromo brasileiro a testar o uso de um ônibus elétrico para o transporte interno de passageiros. Segundo informações da Secretaria de Aviação Civil, o veículo tem capacidade para abrigar até 80 pessoas e não emite poluentes no meio ambiente. Ele será testado por um período de três semanas.
Com motores elétricos no eixo de tração, o coletivo tem 12 metros de comprimento, 2,55 metros de largura e 3,36 metros de altura. A velocidade máxima atingida é de 70 km/h. O ônibus possui, ainda, área reservada para o transporte de um cadeirante. A recarga da bateria é feita em cinco horas.
O ônibus elétrico terá um acompanhamento operacional durante o período de testes em Viracopos. Motoristas receberam treinamento especial para dirigir o veículo. De acordo com a empresa fabricante do veículo, a chinesa BYD Auto, o veículo já passou por testes em cidades brasileiras. Em julho passado, a companhia anunciou uma fábrica em Campinas, na região do Terminal Intermodal de Cargas (TIC), com geração de cerca de 450 empregos e investimentos de R$ 250 milhões.
Após os testes, Viracopos fará um estudo de viabilidade para definir sobre a aquisição deste tipo de tecnologia.
Com informações da Secretaria da Aviação Civil
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com