Conheça os 10 hábitos comuns que estragam os dentes
Comer frutas secas ou beber muito chá são alguns dos vilões da saúde dentária
Por: Redação Embarque - 5 de maio de 2016
Tratamentos estéticos e escovação certa contribuem para sorrisos saudáveis. Porém, maus hábitos podem destruir os dentes, acabando com a busca por uma boca perfeita.
A dentista inglesa, Tariq Idrees, destaca os 10 erros comuns que prejudicam a saúde da boca. Confira a seguir:
Mastigar os cubos de gelo das bebidas:
Algumas fraturas microscópicas nos dentes são causadas pelas baixas temperaturas. Elas podem aumentar de tamanho e causar problemas maiores na arcada dentária com o passar do tempo.
Comer frutas secas:
Além de grudarem nos dentes, esses alimentos são altamente ácidos, podendo desgastá-los.
Bochechar com vinho:
Por ser feito a base de uva, uma fruta ácida, o vinho compromete a saúde dentária tanto quanto as frutas secas.
Água quente com limão, chá e café:
Essas bebidas causam manchas na arcada dentária, principalmente pelas substâncias que as compõem, como o tanino, no caso do chá, e a cafeína do café. Além disso, a combinação entre limão e água provoca graves erosões nos dentes.
Natação:
Os produtos químicos colocados em piscinas, como o cloro, também podem gerar erosão dentária.
Escovas de cerdas duras:
O material que as compõem pode irritar a gengiva e deixar os dentes mais sensíveis, principalmente nas pessoas idosas, em que as raízes estão mais expostas à sensibilidade.
Escovação demais:
Escovar os dentes duas vezes por dia já garante uma higienização correta da boca. Mas, atenção, de acordo com a dentista inglesa, escová-los em menos de 30 minutos depois de uma refeição pode causar danos na arcada dentária.
Comer frutas em excesso:
Além de serem ácidas, as frutas possuem açúcar, substância usada como alimento pelas bactérias. Para minimizar os danos, o ideal é consumir esses alimentos em sessões, beber água e comer queijo, iguaria com qualidades neutralizantes que ajudam a reduzir o efeito negativo.
Piercings na língua e nos lábios:
É necessário evitar a perfuração desses materiais na boca, pois eles podem lascar os dentes por acidente durante uma refeição.
Usar os dentes como ferramentas:
Abrir garrafas, rasgar etiquetas de peças de roupas, abrir embalagens e outros usos inadequados da arcada dentária podem traumatizar os dentes e causar fraturas.
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com