Maior avião do mundo aterrissa em solo brasileiro pela segunda vez
Antonov An-225 Mriya pousou em Viracopos e segue para Guarulhos para transportar gerador de 150 toneladas para o Chile
Por: Redação Revista Embarque - 14 de novembro de 2016
O maior avião do mundo, o Antonov An-225 Mriya, pousou na manhã desta segunda (14), no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), às 11h02. A aeronave veio de Houston, nos Estados Unidos.
Esta é a segunda vez que a aeronave aterrissa em solo brasileiro. Em 2010, o Antonov veio trazer equipamentos para a Petrobras, no Aeroporto de Guarulhos.
Segundo informações do terminal de Viracopos, as operações durante a aterrissagem do gigante soviético foram suspensas para permitir que a aeronave ficasse sozinha na pista e foram usados balizadores para guiar o piloto no ângulo correto.
Ainda segundo o aeroporto, para estacionar o Antonov no pátio foi necessário reservar três posições de grandes cargueiros. Não houve nenhum incidente durante a aterrissagem.
Gigante
O Antonov An-225 Mriya mede 84 metros de comprimento, tem 88 metros de envergadura (distância entre a ponta das asas) e pesa 175 toneladas sem carga e combustível.
Com seis turbinas, a aeronave pode carregar até 250 toneladas no compartimento de cargas. Além disso, pode transportar itens na parte externa e superior da fuselagem. Ele é o único exemplar deste porte em atividade no mundo.
A aeronave produzida na União Soviética fez seu primeiro voo em 1988, mas os planos de construir outras unidades foram cancelados com o fim da URSS.
Guarulhos
Após Viracopos, a aeronave pousa no Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport) para transportar um gerador de 150 toneladas até Santiago, no Chile. Segundo a assessoria de imprensa do GRU Airport, essa é a segunda maior carga a ser transportada na história da aviação.
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com