Companhias aéreas e aeroportos estão apostando em inteligência artificial

Objetivo é melhorar o atendimento aos clientes

11 de setembro de 2017

As companhias aéreas e os aeroportos estão adotando novas tecnologias e se voltam para a inteligência artificial (IA) para apoiar o atendimento ao cliente.

Segundo levantamento da SITA, especialista em tecnologia no setor de transporte aéreo, nos próximos três anos, 52% das companhias aéreas planejam grandes programas de P & D (Pesquisa e Desenvolvimento) e 45% dos aeroportos investirão em P & D nos próximos cinco anos.

De acordo com o levantamento, as companhias aéreas estão analisando como a tecnologia pode ajudar a minimizar o impacto da interrupção na experiência do passageiro e seus negócios. Nos próximos três anos, 80% delas planejam investir em grandes programas ou P & D com sistemas de previsão e alerta, que dependem fortemente da IA.

Outra tecnologia que está chamando a atenção do setor é a chatbot – programa que conduz a conversa com o cliente. Hoje, 14% das companhias aéreas e 9% dos aeroportos pelo mundo já usam chatbots.

Aplicativos para celular

O relatório da SITA também mostra que o desenvolvimento de aplicativos para celular é uma prioridade entre as companhias aéreas e os aeroportos. Durante os próximos três anos, 94% das companhias aéreas e 82% dos aeroportos planejam grandes programas móveis ou P & D.

A principal área de foco é a comercialização de seus serviços móveis com as companhias aéreas que procuram impulsionar as vendas diretas e auxiliares através de suas aplicações.

A pesquisa aponta que as companhias aéreas esperam que as vendas, por meio de seus aplicativos móveis, dupliquem até 2020 e alcancem 17% do total de suas vendas. A simplificação de serviços em um único aplicativo para oferecer uma experiência perfeita é uma prioridade para quase todas as companhias aéreas (94%) e uma alta prioridade para mais da metade (58%).

 

(Visited 175 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com