Espírito Santo: Museu Vale recebe mostra inédita do artista brasileiro Vik Muniz

Cerca de 100 obras estão em cartaz no Museu Vale, em Vila Velha

11 de setembro de 2015

A mostra “Vik Muniz, um panorama da obra do artista” chega ao Museu Vale, no dia 15 de outubro, em Vila Velha, no Espírito Santo. Cerca de 100 obras do artista, entre as quais fotos de imagens feitas com sucata, terra, diamantes  e até comida, poderão ser vistas pelo público capixaba no Galpão do espaço. Atualmente a exposição está em cartaz no Museu da Universidade Três de Fevereiro (MUNTREF), em Buenos Aires.

A exposição traz vários trabalhos referenciais que marcam presença como: Sugar children (Crianças de açúcar), série de rostos de meninos filhos de operários das usinas açucareiras caribenhas, desenhados com açúcar; imagens de diamantes, que recriam rostos de celebridades, redesenhados com milhares de diamantes; Postcards from nowhere (Cartões-postais de lugar nenhum), que exibe cartões postais inusitados de várias cidades do mundo. Merece destaque também a série de recriações de obras originais de grandes pintores, como Caravaggio, sempre com o suporte de materiais improváveis.

Ronaldo Barbosa, diretor do Museu Vale e responsável pelo convite ao artista afirma que Vik Muniz “é um artista extremamente atual, com uma obra renovadora e dinâmica, afinada com as tendências mais éticas dentro da arte contemporânea hoje”, sintetiza.

Atlas-Carlao-8x10@300_300 - redux

Earthworks

A mostra contará também com 33 fotografias que compõem Earthworks, obra ícone da exposição, onde as minas da Vale em Carajás e Minas Gerais foram  palco da construção das obras. “Earthworks foi um trabalho complexo, que demandou precisão, empenho de muita gente e uma estrutura incrível de logística. E agora, mais de dez anos depois, é justamente o Museu Vale quem me convida para expor no Espírito Santo”, constata Vik Muniz.

Em parceria com a Vale do Rio Doce, Vik Muiz, realizou a série de fotografias de helicóptero, o artista comandou a operação e fotografou os desenhos feitos com tratores e escavadeiras em grandes áreas de mineração da companhia. Com o GPS, o traçado era sinalizado no terreno, indicando onde as retroescavadeiras deveriam escavar.

As fotografias parecem uma documentação de marcas deixadas por extraterrestres em regiões não urbanas, mas com certa ironia em relação aos objetos de uso cotidiano: cabide, lâmpada, tesoura, colher, dado e clipe de metal, entre outros. O trabalho remete às intervenções monumentais em paisagens naturais (Land Art) de artistas como Robert Smithson (1938–1973). Na série, Vik brinca com a percepção do espectador, intercalando fotos de maquetes com outras realizadas no terreno da Vale, ou seja, misturando obras de grande e pequena escalas.

Female_300

Documentário

O público também poderá conferir uma sessão diária, às 15h, do documentário “O Lixo extraordinário”, que relata o trabalho do artista. A exposição fica em cartaz até 14 de fevereiro de 2016.

Serviço

Exposição: Vik Muniz, panorama da obra do artista em 100 obras
Quando: De 15 de outubro a 14 de fevereiro de 2016
Local: Museu Vale
Endereço: Antiga Estação Pedro Nolasco, s/n – Argolas, Vila Velha, Espírito Santo
Horário: terças a sextas; das 8h às 17h e sábados e domingos; das 10h às 18h
Entrada gratuita
Site: www.museuvale.com
Informações: (27) 3333-2484

 

Redação Embarque

(Visited 2.592 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com