31 de maio: Dia Internacional da Comissária e Comissário de Voo

A profissão surgiu na década de 1930, nos Estados Unidos. O Brasil tem cerca de 15 mil profissionais

Por: Viviane Barbosa, Editora da Revista Embarque - 31 de maio de 2022

Hoje, 31 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Comissária e Comissário de Voo, profissão que, além de zelar pelo conforto dos passageiros, é responsável pela segurança na aviação. Por conhecer bem a aeronave, essa profissional  tem o papel de inspetor das condições gerais do avião durante o voo e, assim, pode comunicar alguma eventualidade ao piloto e o copiloto. (foto: Freepick)

A profissão surgiu na década de 1930, nos Estados Unidos.  Segundo registros históricos, naquela época, os passageiros eram atendidos pelos pilotos, que davam chicletes para equilibrar a pressão interna dos ouvidos, chumaços de algodão para proteger o ouvido do ruído dos motores das aeronaves e sacos plásticos para amenizar a indisposição. Mas o acúmulo de funções não deu certo.

Em 1930, um executivo da Boeing Air Transport (antecessora da United Airlines), Steve Simpson, de São Francisco, auxiliado pela enfermeira, Ellen Church, apaixonada pela aviação, propôs um novo tipo de atendimento: a contratação de enfermeiras para ajudar os passageiros que passavam mal. Os aviões daquela época não eram pressurizados, voavam baixo, em ar turbulento, e eram muito barulhentos, fatos que deixava os passageiros nervosos.

O primeiro voo com comissárias ocorreu em maio de 1930, entre Oakland, Califórnia, a Chicago, Illinois, e durou 20 horas, com 13 escalas. A partir daí, a profissão atraiu milhares de jovens em todo o mundo.

Requisitos para ser comissária e comissário de voo

Para seguir a carreira a candidata e candidato deve ter entre 18 e 29 anos, ensino médio completo e ser bilíngue. Outro importante requisito é a altura, estando entre 1,58 m e 1,70 m para as mulheres, e entre 1,65 m e 1,75 m para os homens. Este requisito é funcional, pois  um comissário muito alto teria dificuldade para se locomover na aeronave, enquanto que um outro que tenha estatura muito baixa não seria capaz de alcançar o compartimento reservado para a bagagem de mão dos passageiros.

Além disso, a candidata e candidato deve se submeter a um treinamento profissional em qualquer escola homologada pelo DAC (Departamento de Aviação Civil). O curso preparatório tem disciplinas práticas e teóricas, que envolvem matérias como primeiros socorros, sobrevivência na selva e combate ao fogo.

A entidade que representa os interesses e direitos dos profissionais é o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), que também representa os pilotos e co-pilotos.  Estima-se que o Brasil tem 15 mil comissárias e comissários de voo.

Revista Embarque parabeniza todas as comissárias de voo que asseguram um voo tranquilo e seguro aos passageiros.

Confira a seguir, os vídeos em homenagem à profissão divulgado pela Revista Embarque nas redes sociais:

(Visited 145 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com