Associação Americana do Coração cria trilhas para caminhada em aeroportos
12 de maio de 2014
O objetivo é sensibilizar os passageiros e funcionários sobre a importância da atividade física
Os aeroportos, por terem espaços grandes com grandes distâncias a se percorrer, também podem ser o lugar perfeito para realizar uma atividade física. A Associação Americana do Coração, ao menos, aposta nisso. (fotos: Clarity Ventures / Divulgação)
Para evitar o sedentarismo, a American Heart Association, a principal instituição de pesquisa em cardiologia dos EUA e ao redor do mundo, tem iniciado parcerias com alguns aeroportos estadunidenses para criar trilhas dentro dos terminais. Objetivo da ação é criar uma alternativa saudável aos elevadores e escadas mecânicas que impedem passageiros de se exercitarem.
O Baltimore/Washington International Thurgood Marshall Airport (BWI Airport), em Washington, é um dos primeiros aeroportos a ter um percurso pedestre, chamado o BWI Cardio Trail. Essa trilha consiste em um simples caminho marcado por logos posicionados em paredes que informam ao passageiro quanto tempo leva a caminhada e a distância percorrida. O BWI Cardio Trail é composto por duas voltas, cada uma com um quilômetro de distância e com uma duração média de 20 minutos a pé.
A importância da medida reside em se combater a principal causa de morte no mundo. Doenças cardíacas são também um dos principais distúrbios nos Estados Unidos, matando cerca de 2.150 americanos a cada dia. Ou seja, um a cada 40 segundos.
Esses dados assustadores são o eixo da luta da American Heart Association, que tem instalado esse tipo de trilhas em sete aeroportos americanos.
Dessa forma, os passageiros se sensibilizam com a importância de caminhar e a enxergam como possível remédio ante as doenças cardíacas.
A associação reitera que essas trilhas são especialmente importantes para viajantes habituais, cuja rotina -cheia de stress, refeições pouco saudáveis e falta de atividade física- pode ter consequências negativas para a saúde.
Os funcionários do aeroporto são também alvo do projeto, já que muitos deles ficam de pé durante várias horas e sem se movimentar, o que a longo prazo pode ter efeitos contraproducentes.
Graças ao projeto de alguns aeroportos, como o BWI Airport, trabalhadores e passageiros poderão seguir as indicações de saúde da American Heart Association. Segundo a associação, para promover e manter a saúde, todos os adultos com idades entre 18 e 65 anos precisam fazer atividade física de ao menos 30 minutos durante cinco dias por semana.
O BWI Airport é pioneiro na criação do conceito “aeroporto saudável”. Já em 1994, o aeroporto americano inaugurou uma trilha de 20 quilômetros em torno ao aeroporto, um excelente recurso de lazer que une viajantes, visitantes e moradores locais.
Ana Abril com informações do Stuck at the Airport, da American Heart Association e do BWI Airport
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com