Mulheres canadenses são presenteadas com primeiro voo

13 de março de 2014

A ação marcou a comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Vários atos comemorativos do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, tomaram os aeroportos do mundo na semana passada. Contudo, entre todos os eventos, o ato organizado pelo Langley Regional Airport, no Canadá, descatou-se por alertar que ser piloto não é só coisa de homens. (fotos: Women of Aviation / Brenda Norris / Emily Jackson)

Denominada de Sky´s No Limit – Girls Fly Too, a ação idealizada pela piloto Kirsten Brazier visava incentivar as mulheres a trabalhar no mundo da aviação. Atualmente, menos de 6% dos pilotos comerciais são mulheres. A cifra é ainda menor (apenas 2%) quando se refere aos engenheiros de manutenção de aeronaves.

mulheresCartaz da atividade Sky´s No Limit – Girls Fly Too, a ação idealizada pela piloto Kirsten Brazier

Por conta disso, durante o sábado e domingo, dias 8 e 9 de março, mais de 5 mil pessoas, a maioria delas mulheres e meninas que nunca haviam voado, decolaram pela primeira a bordo de um helicóptero ou avioneta.

Assim, segundo Brazier, as mulheres poderiam experimentar em primeira pessoa a sensação de voar e receber uma introdução interativa ao mundo da aviação.

flyMeninas desfrutam do seu primeiro voo em avioneta

“Honestamente, foi simplesmente fantástico. Voamos e voamos durante todo o dia. Vi muitas meninas e mulheres em êxtase pelo voo e pela experiência”, disse Brazier. A piloto contou que o ato será lendário no mundo da aviação feminina. “Muitas jovens estavam emocionadas e interessadas no mundo da aviação. Tenho certeza que esse evento abriu as portas da aviação para as mulheres”, relatou a piloto.

Preconceito

Brazier também comentou o triste caso de machismo do começo de março. Menos de uma semana antes do Dia das Mulheres, um passageiro deixou uma nota dirigida à piloto Carey Steacy, na qual se lia: “Numa cabine de piloto não tem lugar para uma mulher. Para uma mulher a maior honra é ser mãe e não capitão”.

notaNota machista dirigida à piloto Carey Steacy 

Eventos como o organizado pelo Langley Regional Airport pretendem promover a igualdade de sexo e construir um ambiente em que ela seja regra e, não, apenas uma comemoração no dia 8 de março.

Celebrado desde 1911, o Dia das Mulheres tem um significado especial para as mulheres na indústria aeroespacial e da aviação. É neste dia que também se comemora o aniversário da primeira mulher piloto licenciada em todo o mundo, o que aconteceu em 1910.

Ana Abril com informações do metronews, do The Langley Times e do Langley Advance

Ana Abril (90 Postagens)

Estudante do último ano da dupla graduação em Jornalismo e Comunicação Audiovisual. Mora em Praga, na República Tcheca. Colunista da Revista Embarque.


Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários