Aeroporto de Brasília recebe o projeto “Não é brincadeira, é crime”

O stand funciona todos os dias, das 08h às 18h, até o dia 17 de abril.

6 de abril de 2025

O Aeroporto de Brasília recebe o projeto “Não é brincadeira, é crime”, uma iniciativa da Secretaria de Turismo do DF e do Instituto Evolui para reforçar a importância do combate à exploração e ao abuso sexual infantil.

Para levar essa mensagem ao público, um stand informativo foi montado no Desembarque Doméstico, área pública. No local, além de informações essenciais sobre o tema, os visitantes também são presenteados com ecobags e eco-copos.

A ação também está acontecendo em outros pontos da cidade, como na Rodoviária do Plano Piloto, em duas estações do metrô e na Rodoviária Interestadual.

O stand do AeroportoBSB funciona todos os dias, das 08h às 18h, até o dia 17 de abril.

Situação alarmante

A exploração sexual de crianças e adolescentes é uma preocupação no Brasil. De acordo com os dados mais recentes do Disque 100, referentes ao ano de 2024, foram registradas 657,2 mil denúncias de violações de direitos humanos, representando um aumento de 22,6% em relação a 2023. Dessas denúncias, 289,4 mil (cerca de 44%) estavam relacionadas a crianças e adolescentes. As violações ocorreram majoritariamente na residência da vítima e do suspeito (301,4 mil casos). Além disso, o perfil dos agressores indicou que a maioria possuía parentesco de primeiro grau com a vítima, sendo as mães responsáveis por 160,8 mil casos, filhos ou filhas por 108,8 mil e pais por 49,2 mil.

Entretanto, é importante destacar que locais de grande circulação, como aeroportos, podem ser pontos vulneráveis para crimes como o tráfico de pessoas e a exploração sexual de menores. O Aeroporto Internacional de Viracopos, por exemplo, já alertou sobre a importância do combate à exploração sexual e ao tráfico de mulheres e crianças.

(Visited 150 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com