Aeroporto de São Luís prepara receptivo carnavalesco para foliões

A ação vai acontecer entre os dias 7 e 9 de fevereiro, na ala de desembarque

Por: Redação da Revista Embarque - 7 de fevereiro de 2024

Para aquecer a chegada dos foliões, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) vai promover um receptivo para os visitantes que vão aproveitar os dias de Carnaval em solo maranhense. A ação vai acontecer entre os dias 7 e 9 de fevereiro, na ala de desembarque do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado.

Durante as boas-vindas, os passageiros serão recepcionados por grupos carnavalescos de São Luís como Bicho Terra e Lamparina. A programação também contará com a animação dos blocos tradicionais Os Vampiros, Os Apaixonados e Os Brasinhas. As apresentações vão acontecer no saguão do aeroporto.

Há mais de um século, os blocos tradicionais representam a expressão cultural que anima os brincantes do Carnaval de São Luís. As melodias contagiantes são resultado da mistura de sons produzidos por muitos instrumentos, como o tambor contratempo, as cabaças, reco-recos, maracás, apitos e afoxés. A batida rítmica é genuinamente maranhense e já possui os títulos estadual e municipal de Patrimônio Cultural Imaterial.

Ao longo de 35 anos de existência, o grupo Bicho Terra festeja o Carnaval com alegria e uma mensagem de amor à natureza e, principalmente, em favor da preservação. Este ano, um dos focos é destacar a beleza da palmeira amazônica (buriti), que está desde o princípio conectada à história dessa manifestação cultural e serve de matéria-prima para o artesanato em Barreirinhas, cidade portal dos Lençóis Maranhenses. As indumentárias, inclusive, foram confeccionadas com a palha de buriti.

Já o grupo Lamparina dá um show de originalidade inspirado nos ritmos que são a cara do Maranhão e do nordeste: tambor de crioula, bumba-meu-boi e seus diversos sotaques, dança do coco, forró e o som das caixeiras do Divino Espírito Santo. O figurino colorido completa a performance cultural.

Também está prevista a entrega de brindes para os passageiros, próximo às esteiras de bagagens e outros pontos estratégicos.

Para a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, a ação é uma maneira criativa e acolhedora de receber os visitantes. “O Maranhão está em festa! Queremos que, ao desembarcar em São Luís, o turista sinta a energia do nosso povo, através das manifestações culturais. É uma forma calorosa de dizer ‘sejam bem-vindos’ à nossa terra natal da qual temos tanto orgulho”, ressaltou.

PROGRAMAÇÃO

07/02/2024:
– 11h – Bicho Terra
– 14h – Bloco Tradicional Os Vampiros

08/02/2024:
– 11h – Grupo Lamparina
– ⁠14h – Bloco Tradicional os Apaixonados

09/02/2024:
– 11h – Bicho Terra
– ⁠14h – Bloco Tradicional os Brasinhas

SERVIÇO

O quê: Ação de boas vindas aos turistas
Quando: De 7 a 9 de fevereiro, das 11h às 16h.
Onde: Aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís.

(Visited 134 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com